IBC-Br, inflação nos EUA e BCE: confira a agenda da semana

A agenda da semana promete ser turbulenta no Brasil e no exterior

A agenda da semana promete ser turbulenta. Após uma semana agitada, marcada pela divulgação do IPCA e do payroll, os investidores ficarão atentos ao noticiário local e internacional. O mercado segue acompanhando discussões políticas sobre a nova âncora fiscal do País.

Na última sexta-feira (10), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que, nessa próxima semana, apresentará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a nova regra fiscal que vai substituir o teto de gastos – que limita a maior parte das despesas da União à inflação.

Na agenda nacional, dois indicadores de destaque serão divulgados na sexta-feira (17). O IBC-Br, prévia de atividade econômica do Banco Central, referente a janeiro, e a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua serão reveladas no mesmo dia.

Além disso, muitos balanços referentes ao quarto trimestre serão divulgados ao longo dessa semana. Eletrobras (ELET3;ELET6), Natura (NTCO3), CVC (CVCB3), Taesa (TAEE11), Unipar (UNIP6), Light (LIGT3) e Cemig (CMIG4) estão entre os principais destaques. 

Dado de inflação é destaque nos EUA

Nos EUA, o ponto alto da agenda de indicadores é a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), prevista para terça-feira (14).

O consenso Refinitiv prevê que o índice de fevereiro registre um avanço de 0,4% sobre janeiro. O dado será analisado na próxima decisão de juros do Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos EUA). A próxima reunião da autoridade monetária está prevista para os dias 21 e 22 de março.

Ainda na agenda dos EUA, os dados do varejo referentes a fevereiro serão divulgados na quarta-feira (15). 

Na Europa, decisão do BCE sobre juros é destaque

Na quinta-feira (16), é esperado pelos investidores estrangeiros que o Banco Central Europeu (BCE) eleve os juros em mais 50 pontos-base. O mercado irá se debruçar sobre o comunicado que acompanha a decisão do BCE.

Na China, após o encerramento do Congresso do Partido Nacional Popular, o foco vai estar em dados do varejo, produção industrial e taxa de desemprego – indicadores previstos para terça-feira (14).

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile