A XP elevou a sua projeção para Ibovespa ao final deste ano de 123 mil pontos para 130 mil pontos, uma alta de 8,33% ante o último fechamento, que ficou um pouco abaixo dos 120 mil pontos.
De acordo com os estrategistas Fernando Ferreira, Jennie Li e Rebeca Nossig, que assinam o relatório com as novas projeções, durante março, a Bolsa brasileira continuou subindo, com o principal índice fechando o período em alta de 6,1%.
Com a valorização do real durante o mês, em dólares o índice avançou 16%, levando o Brasil à “pole position” das ações globais no acumulado do ano, com avanço de 35% em 2022 até agora, em dólares.
Além disso os estrategistas, destacaram que aumento do fluxo estrangeiro para o Brasil continua e enxergam otimismo sobre o Brasil. Até agora, a entrada líquida acumulou R$ 92,7 bilhões, ante R$ 102 bilhões que entraram no ano todo de 2021.
Com isso, a XP mostra que o mercado brasileiro vem se beneficiando com:
1) A rotação global de ações de crescimento para ações de valor;
2) Forte exposição do Brasil a commodities e bancos;
3) Valuation ainda muito atrativos apesar do rali recente;
4) Fluxos de outros mercados emergentes para o Brasil e
5) O fato de o país estar chegando ao fim de seu ciclo de alta de juros, enquanto o Fed e outros bancos centrais de mercados desenvolvidos estão apenas começando subir os juros.