O Ibovespa abriu em alta de 0,05% aos 101.232 pontos, por volta das 10h10 (horário de Brasília), desta quarta-feira (29), após retomar, no último fechamento do pregão, os 100 mil pontos.
Os agentes do mercado reagiram à ata do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) sobre sua última reunião – encerrada em 22 de março e que decidiu pela manutenção da taxa Selic (taxa básica de juros) em 13,75%. No documento, o Comitê diz que a apresentação do novo arcabouço pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode auxiliar a diminuir a inflação de forma indireta.
Já o dólar opera em alta de 0,13%, negociado a R$ 5,17, por volta das 10h (horário de Brasília).
Em Wall Street, índices futuros operam em alta, nesta quarta, com o mercado observando a oferta do First Citizens BancShares Inc de comprar o SVB (Silicon Valley). A aquisição trouxe alguma calmaria ao setor e afastou suspeitas de que o Fed (Federal Reserve, Banco Central dos EUA) tenha problemas para contornar a crise de crédito em solo americano.
Dow Jones Futuro (EUA), -0,66%
S&P 500 Futuro (EUA), -0,76%
Nasdaq Futuro (EUA), -0,80%
Bolsas asiáticas
As bolsas asiáticas fecharam em alta, em sua maioria, apenas Shangai, na China, não pisou no terreno positivo. Destaque para as ações do Alibaba, em Hong Kong, disparando depois que a gigante de tecnologia chinesa anunciou que se dividirá em seis grupos de negócios.
Shanghai SE (China), -0,16%
Nikkei (Japão), +1,33%
Hang Seng Index (Hong Kong), +0,23%
Kospi (Coreia do Sul), +0,37%
ASX 200 (Austrália), +0,23%
Bolsas europeias
Os mercados europeus operam com alta, apesar das dúvidas quanto à saúde do setor bancário e da economia global. As ações do UBS sobem mais de 3% depois que o banco anunciou que Sérgio Ermotti retornaria ao cargo de CEO do grupo.
DAX (Alemanha), +0,84%
CAC 40 (França), +1,42%
FTSE 100 (Reino Unido), +0,82%
STOXX 50, +1,09%
FTSE MIB (Itália), +1,26%
Notícias corporativas
A Vale (VALE3) confirmou que realizou um acordo com a SEC (Securities and Exchange Commission) dos EUA para encerrar a ação movida pela empresa norte-americana contra a mineradora brasileira. O acordo foi fechado sem admissão ou negação das demandas agora extintas e no valor de US$ 55,9 milhões.
O BC (Banco Central) informou que o estoque de créditos no Brasil diminuiu 0,1%, a 5,139 trilhões de reais no mês de fevereiro, em relação ao mês anterior. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (29).