Ibovespa abre em alta acompanhando exterior; dólar avança

O exterior avança após a China anunciar que os requisitos de quarentena para viajantes que chegam ao país serão suspensos

O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores brasileira (B3), abriu esta terça-feira (27) com alta de 0,46%, aos 109.242 pontos, acompanhando o exterior que avança após as autoridades chinesas anunciarem que os requisitos de quarentena para viajantes que chegam ao país serão suspensos a partir de 8 de janeiro de 2023. O governo também comunicou que o nível de severidade da Covid-19 deve se aproximar de uma doença respiratória comum.

No cenário local, segue a expectativa para as nomeações ministeriais de Lula, que deve ocorrer na quarta (28). Já o dólar avança. Às 10h13 (horário de Brasília), a moeda norte-americana valorizava 1,10%, a R$ 5,27. 

Os índices futuros dos EUA operam em alta nesta manhã após a China flexibilizar as medidas de isolamento da Covid no país. Além disso, os investidores também repercutem a divulgação do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), índice de inflação preferido pelo Fed, na sexta (23), quando veio em linha com o esperado pelo o mercado.

Dow Jones Futuro (EUA), +0,48%
S&P 500 Futuro (EUA), +0,38%
Nasdaq Futuro (EUA), +0,08%

Bolsas Asiáticas

A maioria das bolsas asiáticas fechou no azul, com investidores repercutindo o anúncio de autoridades de chinesas sobre o fim da quarentena para viajantes que chegam em 8 de janeiro. Além disso, os chineses também rebaixaram a Covid para uma categoria B menos rígida.

Shanghai SE (China), +0,98%
Nikkei (Japão), +0,16%
Hang Seng Index (Hong Kong), fechado
Kospi (Coreia do Sul), +0,68%

Bolsas europeias 

As bolsas europeias também operam no campo positivo no retorno do feriado prolongado de Natal. Elas acompanham a flexibilização das medidas de isolamento da Covid na China após quase três anos de medidas rígidas no combate ao vírus. 

FTSE 100 (Reino Unido), +0,03%
DAX (Alemanha), +0,80%
CAC 40 (França), +1,08%
FTSE MIB (Itália), +0,28%
Euro Stoxx 50, +0,71%

Notícias corporativas