Ibovespa abre em alta, de olho no noticiário político doméstico

No último pregão, falas de Jean Paul Prates e de Rui Costa acalmaram o mercado

O principal índice de ações da Bolsa de Valores brasileira, Ibovespa, abriu esta quinta-feira (5) em alta, ampliando os ganhos da véspera. Por volta das 10h06 desta quinta, o índice registrava alta de 0,36%, a 105.714 pontos. 

Nas duas primeiras sessões de 2022, o Ibovespa registrou quedas. Na última quarta, entretanto, discursos “positivos” de Jean Paul Prates, que deve assumir a Petrobras em breve, e de Rui Costa, ministro da Casa Civil, acalmaram o mercado.

Em relação ao câmbio, o dólar operava em baixa de 0,76%, negociado a R$ 5,410, por volta das 9h05, após fechar estável na véspera.

No cenário político doméstico desta quinta, Simone Tebet assume o Ministério do Planejamento. Tebet foi a terceira colocada nas eleições presidenciais de 2022 e sinalizou, no segundo turno das eleições, apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após isso, Tebet integrou o grupo de Desenvolvimento Social no gabinete de Transição do governo e agora assumirá o Ministério do Planejamento, que deve cuidar também do IBGE e do IPEA.

No cenário internacional, a mensagem passada na ata do Federal Reserve (Banco Central dos EUA) – de que as taxas de juros seguirão em níveis altos até a inflação ser combatida – ainda deve ter efeito sobre as decisões dos investidores. 

O mercado tinha esperanças de um possível afrouxamento da política monetária, mas também não se surpreendeu com o discurso de aperto monetário mantido pelo Fed. 

Noticiário corporativo 

Parceiros

Multiplan

A Multiplan (MULT3) divulgou suas vendas totais, em uma prévia operacional, na última quarta-feira (4). A empresa totalizou R$ 20 bilhões em vendas, o que representa uma alta de 37% frente 2021. Em relação ao período pré-pandemia (2019), a alta foi de 22,8%. 

Eletrobras

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou que houve irregularidade da proposta da Eletrobras (ELET6) de resgate de ações preferenciais classe A (PNA). A proposta seria deliberada em assembleia extraordinária marcada para esta quinta-feira (5), mas foi retirada da pauta da assembleia de acionistas.

Oi 

De acordo com informações da “Coluna do Broadcast”, do jornal “O Estado de S. Paulo”, a Oi (OIBR3) está preparando a separação da Oi Fibra, que é a principal fonte de lucro do grupo. A nova empresa independente tem o nome temporário de ClientCo. A Oi ficaria com 70% da empresa, segundo o jornal.