O Ibovespa inicia semana com alta de 0,83%, aos 109.773 pontos, às 10h10 (horário de Brasília), nesta segunda-feira (21), com investidores de olho nas discussões sobre a PEC (Proposta de Emenda Constitucional). No fim de semana, o senador Alessandro Vieira apresentou proposta alternativa à PEC da Transição, limitando o estouro do teto de gastos a R$ 70 bilhões. Já na sexta, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva moderou o tom e disse ter ficado feliz com a carta aberta de economistas. Já o dólar cai. Às 10h09 (horário de Brasília), a moeda norte-americana desvalorizava 1,47%, vendida a R$ 5,30.
Os índices futuros dos EUA operam em baixa, à espera de outro lote de resultados do varejo em uma semana mais curta, devido ao feriado de Ação de Graças. As vendas no varejo aumentaram em outubro. Porém, no nível corporativo a Target apresentou uma desaceleração da demanda e a Amazon anunciou que demitirá 10.000 funcionários. Já a Home Depot e o Walmart divulgaram fortes resultados.
Dow Jones Futuro (EUA), -0,19%
S&P 500 Futuro (EUA), -0,50%
Nasdaq Futuro (EUA), -0,72%
Bolsas Asiáticas
Os mercados asiáticos fecharam em baixa, com exceção do Nikkei, do Japão, em meio às crescentes preocupações com a Covid na China, que podem levar a novas restrições no país. Além disso, o banco central chinês manteve as taxas de empréstimo de referência, ou taxas básicas de empréstimo, inalteradas.
Shanghai SE (China), -0,39%
Nikkei (Japão), +0,16%
Hang Seng Index (Hong Kong), -1,87%
Kospi (Coreia do Sul), -1,02%
Bolsas Europeias
Os mercados europeus também operam em baixa, em sua maioria, nesta segunda, com investidores do bloco avaliando as pressões inflacionárias e os rumos dos juros no continente e no mundo. Com relação a dados econômicos, o índice de preços ao produtor da Alemanha subiu 34,5% em outubro na comparação anual, mas caiu 4,2% na comparação com setembro.
FTSE 100 (Reino Unido), +0,06%
DAX (Alemanha), -0,44%
CAC 40 (França), -0,26%
FTSE MIB (Itália), -0,47%
Euro Stoxx50, -0,53%
Notícias corporativas
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou para esta semana as primeiras conversas com candidatos à presidência da Petrobras (PETR3;PETR4). As informações são da “Reuters”. O petista já sinalizou que pretende fazer uma mudança radical na estatal.
A Creditas e a Zap+, divisão da OLX que congrega os portais Zap, VivaReal e OLX Imóveis, fecharam parceria para integrar os serviços financeiros da fintech. Assim, o usuário poderá pesquisar, escolher, negociar e comprar uma residência ou espaço comercial de maneira digital sem sair da plataforma.