
O Ibovespa iniciou o pregão operando no negativo nesta terça-feira (22), enquanto investidores aguardam sinais de progresso nas negociações comerciais entre os Estados Unidos e seus parceiros, antes do prazo final de 1º de agosto. No Brasil, o cenário envolvendo as tarifas e o ex-presidente Jair Bolsonaro segue no radar.
Com a data-limite se aproximando, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessen, afirmou na segunda-feira (21) que o governo norte-americano está mais preocupado com a qualidade dos acordos comerciais do que com o seu prazo. Questionado sobre uma possível prorrogação para países envolvidos em negociações produtivas com Washington, o secretário disse que essa decisão caberá ao presidente Donald Trump.
Por volta das 10h17 (horário de Brasília), o Ibovespa registrava leve alta de 0,53%, aos 134.845,47 pontos.
Já o dólar comercial seguia no mesmo sentido: no mesmo horário, a divisa subia 0,13%, cotada a R$ 5,57.
Ibovespa avança em meio a cenário geopolítico conturbado
Nesta manhã, o Ibovespa foca nos balanços corporativos que serão divulgados ao longo da semana.
No cenário nacional, investidores seguem acompanhando as reações do Brasil à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Na véspera, em uma possível alusão às práticas do governo norte-americano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o uso do comércio internacional como “instrumento de coerção e chantagem” é um ato de “inimigos da democracia”.
Após o ex-presidente Donald Trump mencionar uma “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro como um dos motivos para anunciar a nova taxa sobre produtos brasileiros, a situação do ex-presidente voltou a dominar o noticiário.
No fim da segunda-feira (21), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que os advogados de Bolsonaro prestem esclarecimentos, em até 24 horas, sobre o que o magistrado classificou como descumprimento das medidas cautelares impostas ao ex-presidente.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 10h30 – BC faz leilão de linha de até US$ 600 mi, para rolagem do vencimento de 4/8
▪️ Fazenda/Planejamento: Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias (3º bi)
Eventos
▪️ 06h15 – Reino Unido/BoE: Andrew Bailey testemunha no Comitê do Tesouro
▪️ 09h30 – EUA/Fed: Jerome Powell faz discurso de boas-vindas em conferência sobre regulação bancária
▪️ 10h00 – Reino Unido: Ministra das Finanças do Rachel Reeves participa de audiência na Câmara dos Lordes
▪️ 14h00 – EUA/Fed: Michelle Bowman participa de almoço e modera painel em conferência
▪️ 14h00 – Zona do euro/BCE: Christine Lagarde tem jantar informal com a presidente do Banco Europeu de Investimento, Nadia Calviño
▪️ 17h30 – Galípolo tem reunião com José Antonio Batista Costa, presidente do Conselho do PicPay
Balanços
▪️ EUA/antes da abertura: General Motors e Coca-Cola
▪️ Brasil/ após o fechamento: Neoenergia