EUA em foco

Ibovespa abre com leve alta em meio a agenda esvaziada; dólar sobe

O avanço moderado reflete a ausência de fatores relevantes para impulsionar o mercado

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário nacional, iniciou o pregão desta sexta-feira (2) com leve alta, refletindo a ausência de fatores relevantes para impulsionar o mercado. Já o dólar comercial avançou.

O Ibovespa abriu com alta de 0,08%, aos 120.221,94 pontos.

Enquanto isso, por volta das 9h25 (horário de Brasília), o dólar comercial registrava alta de 0,39%, cotado a R$ 6,18.

As discussões sobre as emendas parlamentares seguem no radar do mercado, apesar da ausência de novidades econômicas significativas no cenário doméstico.

No cenário externo, os investidores aumentam as apostas de que os EUA crescerão mais que outros países devido às políticas do presidente eleito Donald Trump, o que também pode levar a menos cortes de juros pelo Fed (Federal Reserve) e a maiores rendimentos nos títulos do Tesouro norte-americano.

Mais detalhes sobre o que movimenta o Ibovespa

Na sessão desta sexta-feira a ausência de movimentações no Congresso reduz a probabilidade de oscilação do mercado pro fatores internos. Por outro lado, no exterior, os EUA seguem sendo o foco de investidores, além dos ataques terroristas ocorridos recentemente.

“Conseguimos mantes o patamar de 120 mil pontos ontem [quinta-feira, 3], o que é um dado importante e temos espaço para mais recuperação”, disse o coordenados da Comissão de Economia da APIMEC Brasil, Alvaro Bandeira.

Em relação ao exterior, o especialista apontou que a alta dos preços internacionais do petróleo pode ter um impacto positivo nas ações do setor, como a Petrobras (PETR4).

EUA

Ainda nos EUA, o presidente do Fed, Tom Barkin, fará uma palestra em fórum (13h), e, às 15h, serão divulgados os dados da Baker Hughes sobre as plataformas e poços ativos, mas esses números não devem influenciar o mercado de petróleo. 

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,35%

S&P 500 Futuro: +0,41%

Nasdaq Futuro: +0,54%