O Ibovespa, principal índice da B3, Bolsa de Valores brasileira, inicia a sessão desta terça-feira (19) no positivo, com os investidores monitorando reuniões do Fed e do Copom à espera de novas decisões sobre juros.
Por volta das 10h17 (horário de Brasília), o marcador avançava 0,17%, aos 126.954 pontos.
No mesmo sentido do Ibovespa, o dólar comercial operava em alta e supera os ganhos do principal marcador da B3. Neste mesmo horário, a moeda norte-americana saltava 0,37%, aos R$ 5,04
Ibovespa é movimentado com expectativa sobre juros
O foco do primeiro período da sessão do Ibovespa, desta terça-feira (19), deve ser em torno da expectativa por decisões de juros no Brasil e no exterior. O setor de commodities também deve movimentar o marcados.
O avanço expressivo do minério de ferro nas bolsas globais pode ajudar ações com peso no Ibovespa.
Por outro lado, a alta dos juros futuros após a decisão de política monetária do Japão e a possibilidade de taxas altas por mais tempo nos EUA podem pesar negativamente sobre a referência local.
EUA
Em Wall Street,os mercados futuros apresentam direções mistas. Nos EUA, a persistência da inflação já está impactando as expectativas em torno do primeiro corte de juros pelo Federal Reserve (Fed). Anteriormente previsto para junho, agora há divisão entre junho e julho como possíveis momentos para o corte.
A divulgação do gráfico de pontos do Fed na próxima quarta-feira (20) também é aguardada pelo mercado, já que ajudará a determinar se o ciclo de cortes será de três ou menos. Essa postura mais conservadora também está presente no Comitê de Política Monetária (Copom).
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: +0,11%
S&P 500 Futuro: -0,16%
Nasdaq Futuro: -0,48%