Mercado

Ibovespa abre em alta após decisões de juros; dólar avança

Índices de NY buscam recuperação após Powell descartar corte de juros em março

Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, iniciou o pregão desta quinta-feira (1), em alta de 0,10%, aos 128.122 pontos, às 10h15 (horário de Brasília). O índice reage às decisões de juros no Brasil e nos EUA reveladas ao mercado na quarta-feira (31).

dólar comercial opera em alta de 0,10%, cotado a R$ 4,95 às 10h15 (horário de Brasília).

Em Wall Street, índices futuros dos EUA operam em alta, revertendo parte das perdas da véspera, após o Federal Reserve (Fed) o manteve as taxas de juros estáveis e sinalizou que um corte em março é improvável. As empresas de tecnologia Amazon, Apple e Meta reportam resultados após o fechamento.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,15%

S&P 500 Futuro: +0,48%

Nasdaq Futuro: +0,61%

Bolsas asiáticas

Os mercados asiáticos encerraram o dia sem uma direção clara nesta quinta-feira. Isso aconteceu um dia após o Federal Reserve indicar que não planeja cortar as taxas de juros em breve e em meio a preocupações persistentes sobre a perspectiva econômica chinesa. Novos dados de atividade manufatureira da China não aliviaram as apreensões em relação à segunda maior economia do mundo.

Nikkei (Japão): -0,76%

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,52%

Kospi (Coreia do Sul): +1,82%

ASX 200 (Austrália): -1,20%

Bolsas europeias

Os mercados europeus estão operando, em sua maioria, com perdas, com os investidores atentos à decisão de política monetária do Banco da Inglaterra. A expectativa é que o banco central inglês mantenha as taxas de juros estáveis em 5,25%. No entanto, os participantes do mercado estarão atentos aos padrões de votação, projeções e linguagem utilizada em busca de sinais sobre futuros cortes nas taxas de juros.

FTSE 100 (Reino Unido): -0,23%

DAX (Alemanha): +0,05%

CAC 40 (França): -0,61%

FTSE MIB (Itália): -0,20%

STOXX 600: -0,06%

Radar corporativo

Banco Pan (BPAN4) comunicou ao mercado, na manhã desta quinta-feira (1), os resultados obtidos durante o quarto trimestre de 2023 (4T23). O banco apresentou um lucro de R$ 195 milhões, com queda de 1,5% ante o trimestre anterior e alta de 2% na comparação anual. 

3R (RRRP3) anunciou a contratação do Banco Itaú BBA como assessor financeiro da empresa. O objetivo é apoiar a administração na avaliação da potencial cisão dos ativos “onshore” da companhia e na fusão destes com os da PetroRecôncavo (RECV3).

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile