Abertura de mercado

Ibovespa abre em alta após Focus mais 'cauteloso'; dólar cai

No Brasil, sabatina de Gabriel Galípolo e IPCA serão os destaques da semana, enquanto, nos EUA, a divulgação do CPI está no foco do mercado

Ibovespa
Foto: Freepik

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, iniciou o pregão desta segunda-feira (7) em alta, após estimativas mais cautelosas do Boletim Focus. O mercado também digere os resultados das eleições municipais.

Por volta das 10h10 (horário de Brasília) o índice apresentava avanço de 0,55%, aos 132.516 pontos.

dólar comercial, por sua vez, seguia uma performance no sentido contrário ao índice, com recuo de 0,34%, cotado a R$ 5,4370.

Brasil: Focus, eleições e IPCA no foco do Ibovespa

O Boletim Focus do BC (Banco Central) divulgado nesta segunda-feira (7) voltou a subir a aposta para o IPCA – principal medidos da inflação – de 2024. A projeção teve ligeiro crescimento de 4,37% para 4,38%.

Já as estimativas para o PIB (produto interno bruto) e Selic permaneceram em 3,00% e 11,75% a.a.

Para o ano de 2025, as projeções seguiram “estacionadas”. A projeção para o IPCA do ano que vem permaneceu no mesmo patamar da semana passada, em 3,97%, enquanto para a Selic também inalterou (10,75% a.a.).

Investidores também digerem o resultado do primeiro turno das eleições de 2024. As expectativas de extrema polarização entre candidatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não se concretizaram, com o “centrão” emplacando mais vitórias.

PSD e MDB conquistaram, respectivamente, 888 e 863 prefeituras, sendo os dois maiores vencedores do pleito municipal, com PP (752 cidades) e União Brasil (590) logo a seguir, de acordo com levantamento feito pelo portal G1, com dados atualizados até as 22h30 de domingo.

Os quatro partidos ou são da base do presidente Lula ou trabalham em proximidade com o Palácio do Planalto, apesar de uma identificação maior das legendas com a direita, principalmente PP e União Brasil.

PL (Partido Liberal) de Bolsonaro, por sua vez, foi o que mais emplacou vitórias nas eleições municipais já no primeiro turno, com a eleição de 10 prefeitos nas 50 cidades com mais de 200 mil eleitores que já definiram o resultado no primeiro turno.

No Brasil, ao longo da semana, outros destaques do Ibovespa serão a sabatida de Gabriel Galípolo no Senado, na terça-feira (8). Atual diretor de política monetária do BC, Galípolo deve assumir como presidente da autarquia no início de 2025, após indicação do presidente Lula.

Já o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) será conhecido na quarta-feira (9), às 09h (horário de Brasília).

EUA

Nos EUA, o índice de preços ao consumidor (CPI) deve ser o foco das atenções na semana. O indicador será divulgado na quinta-feira (10), às 09h30.

Em agosto, o índice subiu 0,2%, dentro das expectativas do consenso LSEG de analistas. A projeção para o mês de setembro é de variação de 0,1%.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,34%

S&P 500 Futuro: -0,38%

Nasdaq Futuro: -0,45%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile