Ibovespa abre em alta com ata do Fed; dólar sobe

Contrariando as expectativas, a divulgação da ata do Fed não esclareceu quais os próximos passos para o aperto monetário

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, abre em alta nesta quinta-feira (18). Por volta das 10h04 (de Brasília), o índice valorizava 0,045% a 114.213 mil pontos, puxado pela divulgação da ata do Fed, que, contrariando as expectativas, não esclareceu quais seriam os próximos passos para o aperto monetário promovido pelo Banco Central (BC) dos EUA. Enquanto isso, o dólar registra novas altas no início do pregão.

A intensidade do aperto monetário dependerá de indicadores econômicos, segundo o BC americano, que afirmou continuar comprometido em combater a inflação.

Com isso, o dólar opera em alta na manhã desta quinta (18). Às 10h05 (horário de Brasília), a moeda norte-americana registrava valorização de 0,14%, vendida a R$ 5,15. 

Bolsas Europeias 

As bolsas europeias operam em alta nesta quinta (18), com necessidade de cautela por parte dos investidores sobre as perspectivas de inflação. Além disso, o índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro de julho cresceu 0,1% na mensal e 8,9% na base anual, em concordância com as expectativas do mercado.

Confira as principais bolsas europeias:

-DAX (Alemanha), +0,56%
-CAC 40 (França), +0,19%
-FTSE MIB (Itália), +0,66%
-FTSE 100 (Reino Unido), +0,21%

Bolsas Asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quinta-feira (18), puxadas pela divulgação da ata do Fed, que, contrariando as expectativas, não esclareceu quais seriam os próximos passos para o aperto monetário promovido pelo Banco Central (BC) dos EUA. Na Nova Zelândia, a inflação está caindo, enquanto que, nas Filipinas, a taxa de juros deve aumentar. 

-Nikkei (Japão), -0,96%
-Kospi (Coreia do Sul), -0,33% 
-Xangai SE (China), -0,46%
-Hang Seng Index (Hong Kong), -0,80%

Notícias Corporativas

O conselho da Eletrobras (ELET3;ELET6) aprovou, nesta quinta-feira (18), o novo diretor financeiro da companhia, Marcello Cabral. 

O Conselho de Administração da GPA (PCAR3) aprovou, na última quarta-feira (17), contratos de cessão de créditos com instituições financeiras para antecipação de recebíveis.

Agenda

No Brasil, nesta quinta-feira (18), Roberto Campos Neto, presidente do BC, e Paulo Guedes, ministro da Economia, irão palestrar em um evento do BTG sobre perspectivas macroeconômicas.  Às 15h ocorrerá a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) e, às 18h30, sairá a pesquisa eleitoral do Datafolha.

Já nos EUA, às 11h, sairão os dados de vendas de casas usadas, enquanto às 14h20 e às 14h45, os diretores Fed Esther George e Neel Kashkari discursarão.