Ibovespa abre em alta com contenção da ômicron

Dólar recua 0,082%, a R$ 5,67.    

Às 10h05 (horário de Brasília) o Ibovespa iniciava a última sessão desta semana com uma leve alta de 0,06%, aos 104.952 pontos. O dólar recuava 0,082%, a R$ 5,67.    

A atenção do mercado permanece voltada para o último Boletim Focus do ano, divulgado na manhã desta segunda-feira (27) pelo Banco Central. O relatório manteve sua projeção do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano contida em 4,50%. As reações do mercado em relação à divulgação devem reverberar com maior intensidade ao longo do dia.

O Índice de Fundos Imobiliários da B3 (IFIX) abria com alta de +0.05%, aos 2.726 pontos percentuais; neste momento, o fundo que liderava os ganhos é KFOF11 ao apresentar uma alta de 1.36%. Enquanto que, entre os destaques negativos, destaca-se o fundo BCRI11.

Nesta semana, que será a última do ano, investidores devem ter sua atenção voltada para analisar o impacto do salto de casos de covid-19 sobre medidas de restrição e cancelamento de voos. Por outro lado, com notícias mais positivas de contenção da variante ômicron do novo coronavírus, o mercado responde com um abertura otimista da sessão desta segunda com o Ibovespa em alta.

Outro aspecto que deve levar as atenções dos investidores são os reajustes dos servidores, que se encontram em crise com o presidente Jair Bolsonaro (PL). Algumas categorias têm considerado a tentativa de reajuste salarial apenas para policiais como um tratamento diferenciado aos policiais federais.

Pré-abertura da Bolsa
Nos Estados Unidos, O Federal Reserve, Fed, de Dallas anunciará o índice de atividade industrial de dezembro. Enquanto que no será divulgada a taxa de desemprego de novembro e a produção industrial de novembro.

No exterior, os mercados internacionais voltam do feriado de Natal operando misto e sem tendência definida na manhã desta segunda-feira (27). Às 6h50 o Dow Jones caía 0,05%, o S&P 500 subia 0,09% e a Nasdaq avançava 0,18%. Quanto às bolsas europeias, o DAX, da Alemanha, caía 0,07%, o FTSE 100, de Londres, caía 0,02%, e o CAC 40, da França, subia 0,04%. Já o FTSE MIB, da Itália, subia 0,16%, e o Stoxx600 subia 0,13%. Confira na integra a bertura das bolsas aqui.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile