Mercado

Ibovespa abre em alta com Copom, Haddad e Campos Neto no radar; dólar cai

Os índices futuros nos EUA operam entre perdas e ganhos, aguardando mais comentários dos membros do banco central norte-americano

Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, iniciou o pregão desta terça-feira (6) em alta de 0,97%, aos 128.829,69 pontos, às 10h15 (horário de Brasília). O índice opera com atenções voltadas para o cenário político, com Ata do Copom, ministro da Fazenda, Fernando Haddad e o presidente do Banco Central, Campos Neto no radar.

dólar comercial opera em queda de 0,29%, cotado a R$ 4,97 às 10h15 (horário de Brasília).

Os índices futuros nos EUA operam entre perdas e ganhos, aguardando mais comentários dos membros do banco central norte-americano. Nesta terça-feira (6) mais quatro membros do Fed estão programados para falar, três deles durante o horário de negociação, e espera-se que reiterem a mensagem de Powell que diminuiu as expectativas de corte de juros em março e questionou a possibilidade de maio.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,08%

S&P 500 Futuro: -0,04%

Nasdaq Futuro: +0,02%

Bolsas asiáticas

Na Ásia, as bolsas encerraram o dia sem uma direção única nesta terça-feira. As bolsas chinesas registraram uma recuperação vigorosa após sinais de apoio oficial, enquanto outras bolsas asiáticas caíram seguindo as perdas em Wall Street. Na China continental, os mercados apresentaram ganhos robustos após seis dias consecutivos de queda, com o índice acionário Xangai Composto subindo 3,23% hoje, atingindo 2.789,49 pontos, e o índice Shenzhen Composto avançando 5,14%, alcançando 1.506,79 pontos, registrando seu melhor desempenho desde fevereiro de 2019.

Shanghai SE (China), +3,23%

Nikkei (Japão): -0,53%

Hang Seng Index (Hong Kong): +4,04%

Kospi (Coreia do Sul): -0,58%

ASX 200 (Austrália): -0,58%

Bolsas europeias

Na Europa, os mercados operam em alta, mantendo a confiança dos investidores robusta, apesar das incertezas em relação aos cortes nas taxas de juros. As bolsas europeias fecharam ligeiramente em baixa na segunda-feira, com os investidores avaliando os comentários mais recentes do presidente do Federal Reserve dos EUA, Jerome Powell, que indicou uma possível desaceleração nos cortes de taxa de juros em comparação com as expectativas do mercado.

FTSE 100 (Reino Unido): +0,57%

DAX (Alemanha): -0,04%

CAC 40 (França): +0,48%

FTSE MIB (Itália): +0,34%

STOXX 600: +0,20%

Radar corporativo

Banco Master concluiu a aquisição do Banco Voiter (antigo Indusval), com o qual vinha negociando desde 2023. Por meio dessa operação, cujo valor não foi divulgado, o Master realiza uma reorganização societária com o intuito de fortalecer suas atividades nos segmentos de atacado e varejo.

Santander (SANB11) aprovou um novo programa de recompra de certificados de depósito de ações (Units) ou de American Depositary Receipts (ADRs) emitidos pela empresa, visando à manutenção em tesouraria ou à posterior alienação. A recompra envolverá a aquisição de até 36.205.005 Units, que representam 36.205.005 ações ordinárias e 36.205.005 ações preferenciais, ou de ADRs. Essa quantidade equivale, em 31 de dezembro de 2023, a aproximadamente 1% do total do capital social da Companhia.

O Conselho de Administração da Oi (OIBR3) aprovou, nesta terça-feira (6), a nova versão do plano de recuperação judicial da empresa e de suas subsidiárias, Portugal Telecom International Finance e Oi Brasil Holdings Coöperatief. O processo está em andamento na 7ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro.