O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, iniciou o pregão desta quarta-feira (27) em leva alta, com os investidores atentos aos dados dos EUA e com expectativas em relação ao pacote fiscal de contenção de gastos.
Por volta das 10h15 (horário de Brasília), o Ibovespa apresentava alta de 0,12% aos 130.082,66 pontos. O dólar comercial, por sua vez, estava avançando 0,25% e cotado a R$ 5,8238.
Participantes do mercado não veem a hora de conhecer o volume do corte de gastos prometido pela equipe econômica do governo. A redação final já passou pela presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e será apresentado ao presidente da Câmara, Arthur Lira.
Apesar da pressão para detalhar o conteúdo das medidas, Haddad não antecipou as decisões. O ministro pode acabar fazendo a apresentação do pacote fiscal em rede nacional de TV. A medida, sugerida pelo Palácio do Planalto, está sendo estudada pelo governo, disse o Estadão.
Ainda no Brasil, investidores também estarão de olho no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que indicará o número de vagas de emprego abertas em outubro.
Um mercado de trabalho resiliente, embora seja uma notícia positiva, dificulta o trabalho do BC (Banco Central) no controle inflacionário e pode contribuir com a manutenção dos juros altos por mais tempo.
EUA
Em véspera de feriado, o foco nos EUA será a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre, bem como os pedidos iniciais de auxílio-desemprego e a leitura mais recente do índice PCE – o indicador preferido de inflação do Fed (Federal Reserve).
Veja o desempenho dos mercados futuros:
- Dow Jones Futuro: -0,04%
- S&P 500 Futuro: -0,11%
- Nasdaq Futuro: -0,25%