Abertura do mercado

Ibovespa abre em alta com dados e discurso de Powell; dólar cai

Índices futuros sobem em semana que terá ata do Fed e falas de Powell

Ibovespa
Ibovespa/ Foto: Pexels

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, iniciou pregão desta segunda-feira (19), em alta, com os investidores à espera de eventos econômicos importantes nos EUA.

Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o índice apresentava uma alta de 0,54%, aos 134.681 pontos.

Já o dólar comercial seguia uma performance no sentido contrário do índice, com uma queda de 0,56%, cotado a R$ 5,44.

Dados e discurso de Powell movimenta o Ibovespa

Os investidores do Ibovespa aguardam uma série de eventos econômicos importantes, com destaque para a divulgação dos dados do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de vários países e o simpósio anual de Jackson Hole, que reunirá autoridades dos principais bancos centrais globais.

Ao longo da semana, agentes financeiros estarão atentos à análise dos dados de PMI dos Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido e zona do euro, além de monitorarem novos dados de emprego na maior economia do mundo.

O evento central da semana está agendado para sexta-feira (23), quando o presidente do Fed, Jerome Powell, fará um discurso sobre as perspectivas econômicas às 11h, no horário de Brasília.

No cenário nacional, o mercado espera a palestra do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em Jackson Hole, cuja data ainda não foi definida. O evento acontecerá entre 22 e 24 de agosto.

O radar local também inclui a divulgação de novos dados do IPCA-15, que oferecerão os primeiros sinais sobre a trajetória dos preços em agosto.

EUA

Os índices futuros operam em alta. A semana começa com a Convenção Democrata, que terá discursos de Joe Biden, presidente dos EUA, e Kamala Harris, candidata do partido à vice-presidência.

Biden é esperado como o principal orador, e a Casa Branca informou que seu discurso focará na unidade partidária e nas questões prioritárias para sua administração.

Há também expectativas de que os ex-presidentes Bill Clinton e Barack Obama façam pronunciamentos durante o evento.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,04%

S&P 500 Futuro: +0,09%

Nasdaq Futuro: +0,10%

Bolsas asiáticas

Os mercados asiáticos encerraram o dia de forma mista, com investidores atentos a uma série de comunicados dos bancos centrais e a dados de inflação programados para esta semana.

O Banco da Coreia anunciará sua decisão sobre a taxa de juros na quinta-feira, enquanto os números de inflação do Japão e de Cingapura serão divulgados na sexta.

A China, por sua vez, apresentará suas taxas preferenciais de empréstimos de um e cinco anos na terça-feira.

Parceiros

Na sexta-feira, o governador do Banco do Japão, Kazuo Ueda, terá destaque ao comparecer ao parlamento para explicar o raciocínio por trás do aumento da taxa em 31 de julho, que foi citado por alguns traders como um fator para a volatilidade no mercado no início deste mês. Ueda também deverá abordar as perspectivas de política monetária.

Shanghai SE (China), +0,49%

Nikkei (Japão): -1,77%

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,80%

Kospi (Coreia do Sul): -0,85%

ASX 200 (Austrália): +0,12%

Bolsas europeias

Os mercados europeus operam de forma mista, após a recuperação global da semana passada, enquanto traders aguardam indicações sobre possíveis cortes nas taxas de juros pelo Fed.

O governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, participará do simpósio de Jackson Hole na sexta-feira, seguido por Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, que falará no sábado.

A conferência é tradicionalmente uma fonte rica de comentários adicionais de diversos formuladores de políticas e economistas.

FTSE 100 (Reino Unido): -0,14%

DAX (Alemanha): +0,01%

CAC 40 (França): +0,14%

FTSE MIB (Itália): +0,48%

STOXX 600: +0,12%

Radar corporativo que movimenta o Ibovespa

A gigante de medicina diagnóstica Fleury (FLRY3) aprovou a criação de programa de
aquisição de até 1.310.000 ações, correspondentes a até 0,24% do total de ações da companhia.

A Marfrig (MRFG3), em reunião do Conselho de Administração, aprovou a 17ª emissão de debêntures simples no valor total de R$ 500 milhões. 

Petrobras (PETR4) prevê que as operações do Gasoduto Rota 3 e de sua unidade de sua Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) tenham início ainda em agosto, segundo apuração da CNN.