O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, iniciou a sessão desta segunda-feira (18) em alta, repercutindo os dados econômicos divulgados nesta manhã.
Por volta das 10h15 (horário de Verão), o Ibovespa registrava alta de 0,33%, aos 127.157 pontos.
Neste mesmo horário, o dólar comercial caia 0,10%, cotado a R$ 4,98.
Ibovespa é movimentado por dados econômicos
A semana traz uma agenda recheada, com a ‘Super Quarta‘ e outros dados econômicos. No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) sinalizou um possível corte de meio ponto percentual, reduzindo a Selic de 11,25% para 10,75% ao ano.
Em Brasília, o presidente Lula convocou a primeira reunião ministerial do ano para cobrar da equipe o andamento de programas e ações no momento em que pesquisas indicam a queda de sua popularidade.
Na frente de dados, o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) cresceu 0,60% em janeiro, perdendo força em relação aos 0,82% de alta observados em dezembro, informou nesta segunda-feira (18) o Banco Central do Brasil. Mas o dado veio acima do consenso de analistas, que previa uma alta de 0,26%.
O IGP-10 (Índice Geral de Preços – 10), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), apresentou recuo de 0,17% em março.
EUA
Em Wall Street, índices futuros dos EUA operam em alta, com os investidores se preparando a decisão sobre taxas de juros do Fed (Federal Reserve) na próxima quarta-feira (20).
De acordo com a ferramenta CME FedWatch, os Fed funds estão atualmente precificando uma probabilidade de 99% de que o BC americano deixe as taxas de juros inalteradas esta semana. No entanto, a expectativa de um corte em junho caiu nos últimos dias para cerca de 55%.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: +0,20%
S&P 500 Futuro: +0,73%
Nasdaq Futuro: +0,64%
Bolsas asiáticas
As bolsas asiáticas fecharam em alta, impulsionados por dados econômicos positivos da China e à espera da decisão de política monetária do Banco do Japão (BoJ). O índice Nikkei liderou os ganhos, subindo 2,67% em Tóquio hoje, enquanto o Xangai Composto na China continental também registrou alta de 0,99%.
Shanghai SE (China), +0,99%
Nikkei (Japão): +2,67%
Hang Seng Index (Hong Kong): +0,10%
Kospi (Coreia do Sul): +0,71%
ASX 200 (Austrália): +0,07%
Bolsas europeias
Na Europa, as bolsas operam no território positivo, com os investidores aguardando a próxima reunião de política monetária do Federal Reserve, que começará na terça-feira, com a decisão prevista para o dia seguinte.
FTSE 100 (Reino Unido): +0,26%
DAX (Alemanha): +0,21%
CAC 40 (França): +0,05%
FTSE MIB (Itália): +0,26%
STOXX 600: -0,03%
Radar econômico
O Grupo Casas Bahia (BHIA3) anunciou, nesta segunda-feira (18), a conclusão do reperfilamento de suas emissões de cédulas de crédito bancário (CCB) e da 9° emissão de debêntures, no valor de R$ 1,5 bilhão.
A Marisa (AMAR3) contratou o BTG Pactual e o Itaú BBA para analisar a possibilidade e organizar uma eventual oferta pública subsequente (follow-on) de ações primárias emitidas pela empresa, sem envolver esforços de venda no exterior.