Abertura do mercado

Ibovespa abre em alta com Focus e Petrobras (PETR3); dólar cai

Semana começa com feriado nos EUA, coletiva da presidente da Petrobras e falas de Galípolo e Campos Neto

Ibovespa abre
Ibovespa / Foto: Pexels

Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, iniciou o pregão desta segunda-feira (27) em alta, com o mercado acompanhando os dados econômicos, como o Boletim Focus.

Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o marcador subia 0,13%, aos 124.487 pontos.

dólar comercial seguia o padrão oposto, com quedas mais tímidas de 0,11%, cotado a R$ 5,16.

Ibovespa é movimentado por dados econômicos

Nesta semana, mais curta com o feriado de Corpus Christi na quinta-feira (30) no Brasil, os investidores ficam atentos a indicadores de inflação e crescimento da economia americana, além de dados sobre geração de emprego e a prévia da inflação oficial no Brasil.

O mercado repercute as projeções mais pessimistas para a inflação no Boletim Focus enquanto aguarda a primeira coletiva de Magda Chambriard como presidente da Petrobras (PETR3).

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (27) pelo Relatório Focus do Banco Central, as projeções dos analistas para a inflação em 2024 e 2025 aumentaram, enquanto as estimativas para a evolução do PIB permaneceram inalteradas nesta semana.

Além disso, Philip Lane, do Banco Central Europeu (BCE), afirmou que a autoridade monetária está pronta para começar a cortar as taxas de juros a partir da próxima semana, conforme apontado pelo jornal Financial Times.

EUA

Em um dia de feriado nos EUA, os índices futuros apresentam movimento misto, após a alta observada na última sexta-feira (24), impulsionada por indicadores econômicos positivos e pelo bom desempenho da Nvidia.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,08%

S&P 500 Futuro: -0,03%

Nasdaq Futuro: +0,01%

Bolsas asiáticas

As bolsas asiáticas encerraram em alta, com o aumento dos lucros industriais na China nos primeiros quatro meses do ano, segundo o Departamento Nacional de Estatísticas.

Os lucros industriais chineses cresceram 4,3% em termos anuais de janeiro a abril.

Ainda esta semana, serão divulgados mais dados econômicos da China e da Índia. A China publicará na sexta-feira a leitura oficial de seu índice de gerentes de compras (PMI), enquanto a Índia apresentará os números do produto interno bruto (PIB) do quarto trimestre fiscal.

Shanghai SE (China), +1,14%

Nikkei (Japão): +0,66%

Hang Seng Index (Hong Kong): +1,17%

Kospi (Coreia do Sul): +1,32%

ASX 200 (Austrália): +0,79%

Bolsas europeias

Os mercados europeus operam em alta, com investidores buscando orientações em um dia que promete ser tranquilo para os mercados.

O Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia se reunirá nesta segunda-feira para discutir questões como a guerra em curso entre Rússia e Ucrânia e as tensões no Oriente Médio.

FTSE 100 (Reino Unido): -0,26%

DAX (Alemanha): +0,30%

CAC 40 (França): +0,23%

FTSE MIB (Itália): +0,43%

STOXX 600: +0,14%

Radar corporativo que movimenta o Ibovespa

A XP (XPBR31) assinou uma proposta para adquirir uma participação minoritária significativa na Manchester Investimentos, uma assessoria vinculada à sua rede, que possui R$ 16 bilhões em custódia na plataforma e atende mais de 20 mil clientes.

Os sindicatos dos empregados da  Eletrobras (ELET6), incluindo Senge/RJ, Sintergia/RJ, Sinaerj e Sindecon/RJ, agendaram para a próxima segunda-feira (27), uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) online conjunta para discutir a possibilidade de uma greve por tempo indeterminado, a partir de 3 de junho.

Arezzo&Co (ARZZ3) anunciou que o Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB), fundo de pensão, informou à empresa que adquiriu 5,06% do seu capital social, conforme comunicado divulgado ao mercado.