Ibovespa abre em alta de 0,24% com queda do petróleo

Dólar cai 0,80, a R$ 5,0133.

O Ibovespa iniciou a sessão desta quarta-feira (9) em alta. Às 10h05 o índice avança 0,24%, aos 111.430 pontos. O resultado vem em meio a um leve recuo do petróleo, devido à moderação do tom de Vladimir Putin, presidente da Rússia, e a um resultado negativo da produção industrial brasileira em janeiro. Às 10h10, o dólar recuou 0,80%, a R$ 5,0133.

Além disso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou na terça-feira (8) que os preços dos combustíveis não serão congelados. Anteriormente, o que era conversado, era uma tentativa de frear a alta através da Petrobras, o que trouxe forte volatilidade para os papéis da estatal.

No noticiário corporativo, a Embraer anunciou que suspendeu o fornecimento de peças, manutenção para clientes russos, de Belarus e de algumas regiões da Ucrânia, seguindo as sanções internacionais. A informação vem à medida que investidores aguardam resultados trimestrais de empresas após o fechamento do pregão.

Entre os maiores ganho do Ibovespa, na abertura, está o Méliuz ON (CASH3), alta de 0,04%; Itaú Unibanco N1 (ITUB4), elevação de 0,66%; e Petz ON (PETZ3), aumento de 0,55%. Já entre as maiores perdas, está a 3R Petroleum NM (RRRP3), com queda de 1,57%; Petrorio ON (PRIO3), recuo de 1,00%; e Rumo ON (RAIL3), com leve alta de 0,3%.

O Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX), da B3 (Bolsa de Valores brasileira), também iniciou a sessão com alta. Às 10h14, o indicador apresentou avanço de 0,19%.
 
Pré-abertura
Os mercados apresentaram alta nesta manhã de quarta-feira (9), exceto pelas principais bolsas asiáticas que ficaram no vermelho, com destaque para o recuo das negociações em Shanghai.

Dados oficiais, divulgados nesta quarta-feira, apontam que os preços ao produtor chinês aumentaram em fevereiro, a alta foi de 8,8% na comparação anual.