Ibovespa em abril: ações que dispararam e despencaram
Foto: Pexels

O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores nacional, a B3 (B3SA3), iniciou o pregão desta sexta-feira (10) em alta, a medida que o mercado digere o novo modelo de crédito imobiliários pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a participação de diversas autoridades, ao passo que no exterior a cena política na França e no Japão segue no radar. 

O presidente participa da cerimônia do lançamento do novo crédito, a partir idas 10h (horário de Brasília), em São Paulo. Na ocasião estarão presentes ainda o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), o presidente do BC (Banco Central), Gabriel Galípolo, e o vice-presidente e ministro di Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin. 

Por volta das 10h07 (horário de Brasília) o Ibovespa apresentava uma alta de 0,11%, aos 141.866,67 pontos. 

Já o dólar comercial seguia no mesmo sentido, por volta das 10h07 (horário de Brasília) a divisa subia 0,19%, a R$ 5,38. 

Ibovespa sobe com foco em agenda política

Na agenda, Haddad não viajará mais para Washington para reuniões do Banco Mundial, FMI (Fundo Monetário Internacional) e G20 na próxima semana, dizendo que permanecerá no cumprimento de agendas oficiais no Brasil.

No exterior, o mercado repercute o cessar-fogo entre Israel e o Hamas, evento que derrubou as cotações de petróleo e ouro na sessão de ontem. Nos EUA, a agenda de indicadores segue pouco movimentada, por conta do shutdown. 

O destaque do dia, nos EUA, está para a divulgação da confiança do consumidor de outubro, medida pela Universidade de Michigan. O mercado projeta queda de 55,1 pontos no último mês para 54,0 pontos nesse. Além disso, projeta-se que as expectativas de inflação de 1 ano e de médio prazo se mantenham em 4,7% e 3,7%, respectivamente.

No Japão, o partido Komeito deixou sua coalizão com o governista Partido Democrático Liberal, colocando em dúvida a possibilidade de Sanae Takaichi se tornar a primeira-ministra do país.

Já na França, a expectativa gira em torno do anúncio pelo presidente Emmanual Macron de seu sexto primeiro-ministro em menos de dois anos, que terá a missão de aprovar o orçamento em um Parlamento fragmentado.

Agenda do dia 

Indicadores

▪️ 09h00 – IBGE: Pesquisa Industrial Mensal Regional de agosto
▪️ 11h00 – EUA/Univ. Michigan: Índice de Sentimento do Consumidor preliminar de outubro
▪️ 14h00 – EUA/Baker Hughes: poços e plataformas em operação

Eventos

▪️ Taiwan: Feriado do Dia Nacional deixa mercados financeiros fechados
▪️ 09h30 – 101ª reunião trimestral do BC com economistas, no Rio (Grupo 03)
▪️ 10h00 – Lula, Haddad, Jader Filho, Galípolo e Carlos Vieira (Caixa) participam de cerimônia de lançamento do novo modelo de crédito imobiliário, em SP
▪️ 10h45 – EUA: Austan Goolsbee (Fed/Chicago) participa de simpósio
▪️ 13h30 – EUA: Alberto Musalem (Fed/St. Louis) participa de evento
▪️ 11h00 – 101ª reunião trimestral do BC com economistas, no Rio (Grupo 04)