Abertura de mercado

Ibovespa abre em alta de olho no STF e dados de inflação; dólar cai

Por volta das 10h19 (horário de Brasília), o Ibovespa apresentava alta de 0,47%, aos 142.279,16 pontos

Ibovespa
Ibovespa / Foto: CanvaPro

O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores nacional (B3), iniciou o pregão desta quarta-feira (10) em alta, com o mercado atento aos dados de inflação no Brasil e nos EUA. Os números são divulgados no mesmo dia em que o STF (Supremo Tribunal Federal) pode formar maioria para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

A maioria dos índices acionários globais registrou alta nesta manhã, com os agentes considerando como certo um corte na taxa de juros norte-americana pelo Fed (Federal Reserve) na próxima semana. A estimativa predominante é de um corte de 0,25 ponto percentual. Contudo, de acordo com a ferramenta FedWatch, do CME Group, no mercado de juros há 8% de apostas em um corte de 0,5 ponto percentual.

Por volta das 10h19 (horário de Brasília), o Ibovespa apresentava alta de 0,47%, aos 142.279,16 pontos. Já o dólar comercial seguia em queda: por volta das 10h21 (horário de Brasília), a divisa caía 0,13%, cotada a R$ 5,42.

Ibovespa avança em meio a julgamento de Bolsonaro e dados de inflação

Nesta manhã foi divulgado o PPI (Índice de Preços ao Produtor) de agosto nos EUA, que recuou 0,1% ante julho. Já no Brasil, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) caiu 0,11% em agosto. No acumulado de 12 meses até agosto, o IPCA registrou alta de 5,13%.

Os números mostraram desaceleração em menor intensidade do que as projeções do mercado apontavam. A mediana das estimativas de economistas consultados pela Reuters previa queda de 0,15% na taxa mensal de agosto e avanço de 5,09% para o acumulado em 12 meses.

Além disso, no cenário nacional, o julgamento sobre a tentativa de golpe de Estado na Primeira Turma do STF será retomado nesta manhã com o voto do ministro Luiz Fux. Na véspera, o relator do caso, Alexandre de Moraes, e o ministro Flávio Dino votaram pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus no processo.

Agenda do dia

Índices

▪️ 08h00 – FGV: Primeira prévia do IGP-M de setembro
▪️ 09h00 – IBGE: IPCA de agosto
▪️ 09h30 – EUA: Inflação ao produtor (PPI) de agosto
▪️ 11h00 – EUA: Estoques no atacado de julho
▪️ 11h30 – EUA/DoE: Estoques semanais de petróleo
▪️ 14h30 – BC: Fluxo cambial semanal

Eventos
▪️ China: Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo
▪️ 09h00 – STF: 1ª Turma dá continuidade ao julgamento da trama golpista com voto de Luiz Fux
▪️ 11h00 – EUA: Comitê Bancário do Senado vota indicação de Stephen Miran ao Fed