Abertura de mercado

Ibovespa abre em alta de olho nos EUA; dólar fica estável

Por volta das 10h17 (horário de Brasília) o Ibovespa apresentava uma alta de 0,08%, aos 142.761,09 pontos

Ibovespa
Foto: CanvaPro

O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores nacional, a B3 (B3SA3), iniciou o pregão desta segunda-feira (08) em alta, acompanhando o otimismo externo impulsionado pela expectativa de redução da taxa de juros nos EUA ainda neste mês.

Além disso, os investidores observam a política no Japão e na França. Já no cenário local, a atenção da semana deve se voltar a retomada do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, com decisão sobre sua responsabilidade na tentativa de golpe de Estado prevista para o final da semana.

Por volta das 10h17 (horário de Brasília) o Ibovespa apresentava uma alta de 0,08%, aos 142.761,09 pontos. 

Já o dólar comercial seguia no mesmo sentido, por volta das 10h17 (horário de Brasília) a divisa subia 0,00%, a R$ 5,41. 

Ibovespa avança com decisão sobre Bolsonaro e inflação nos EUA

Dados fracos sobre o mercado de trabalho dos EUA divulgados na semana passada fizeram agentes financeiros a acreditarem cada vez mais numa redução dos juros pelo Fed (Federal Reserve) neste mês, com a maioria das apostas sendo em um corte de 0,25 ponto percentual e uma quantidade menor acreditando em redução de 0,50 ponto. 

As políticas do Japão, após renúncia do premiê Shigeru Ishiba no fim de semana, e na França, com a expectativa de uma derrota do primeiro-ministro, François Bayrou, em um voto de confiança no Parlamento, também chamavam a atenção dos participantes do mercado.

No Brasil, o holofote ao longo da semana, no entanto, deve estar sobre o plenário da Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal). Na terça-feira (9), os cinco ministros começam a votar sobre o processo em que Bolsonaro e outros sete réus respondem pela acusação de tentativa de golpe de Estado após a eleição de 2022.

Agenda do dia

Índices

▪️ 03h00 – Alemanha: Produção industrial de julho

▪️ 07h00 – OCDE: CPI de julho

▪️ 08h00 – FGV: IGP-DI de agosto

▪️ 08h00 – FGV: IPC-S (semanal)

▪️ 08h25 – BC: Relatório Focus

▪️ 15h00 – Secex: Balança comercial (semanal)

▪️ 16h00 – EUA/Fed: Crédito ao consumidor em julho

Eventos

▪️ 07h30 – Suíça: Galípolo participa de reuniões do BIS

▪️ 14h00 – BC: Diretor Nilton David tem audiência com investidores estrangeiros promovida pelo Santander

▪️ França: Assembleia Nacional faz voto de confiança sobre primeiro-ministro François Bayrou    

▪️ China: Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo