Inflação no radar

Ibovespa abre em alta e retoma os 122 mil pontos; dólar cai

Dados de inflação no Brasil e nos EUA são destaque do início desta semana

Foto: unsplash
Foto: unsplash

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, iniciou o pregão desta segunda-feira (24) com alta, aos 122.185,19 pontos.

Por volta das 10h18 (horário de Brasília), o Ibovespa avançava 0,70%.

O dólar comercial seguia o padrão oposto, com queda de 0,35%, cotado a R$ 5,42.

Ibovespa é movimentado por dados econômicos

Dados de inflação no Brasil e nos EUA são destaque do início desta semana.

Entre os componentes do Ibovespa, as ações da Petrobras (PETR4), de grandes bancos e de construtoras avançam. Por outro lado, papéis da Vale (VALE3) e de mineradoras recuam.

As projeções de analistas para a inflação de 2024 e 2025 voltaram a subir, ao passo que a estimativa para o PIB também avançou.

EUA

As bolsas norte-americanas se preparam para encerrar o mês de junho e o primeiro semestre de 2024 próximas às máximas, impulsionadas, especialmente, pelo otimismo em relação à IA (Inteligência Artificial), mesmo com as discussões sobre a possibilidade de corte nas taxas de juros numa economia em desaceleração.

Dow Jones: +0,32%

S&P 500: -0,08%

Nasdaq: -0,31%

Bolsas asiáticas

Na Ásia e no Pacífico, os mercados fecharam em queda, com investidores atentos aos próximos números sobre a inflação da Austrália e do Japão, previstos para serem divulgados no próximo final de semana.

O índice de preços ao consumidor, referente a maio na Austrália, que será divulgado no próximo final de semana, é o mais esperado. O dado recebeu maior atenção após a governadora do Reserve Bank of Australia, Michelle Bullock, revelar que o banco central considerou aumentar as taxas em sua última reunião.

Shanghai SE (China): -1,17%

Nikkei (Japão): +0,54%

Hang Seng Index (Hong Kong): 0,00%

Kospi (Coreia do Sul): -0,70%

ASX 200 (Austrália): -0,80%

Bolsas europeias

Já na Europa, a maior parte dos mercados opera em alta, com investidores aguardando as decisões sobre a política monetária dos bancos centrais da Turquia e da Suécia, além de dados do PIB espanhol, que serão divulgados na terça-feira (25), e da Itália na sexta-feira (28).

FTSE 100 (Reino Unido): +0,41%

DAX (Alemanha): +0,59%

CAC 40 (França): +0,70%

FTSE MIB (Itália): +1,26%

STOXX 600: +0,48%

Radar corporativo que movimenta o Ibovespa

No primeiro momento da manhã desta segunda-feira, no radar corporativo, a Smartfit confirmou negociações para a aquisição de um novo empreendimento.

O anúncio foi realizado em resposta a um questionamento da B3, que está em tratativas para a possível aquisição das ações da Velocity Academia de Ginástica, uma rede de estúdios fitness especializada em spinning e treinamento funcional.

Além disso, a EDP anunciou que investirá R$ 4,5 bilhões em distribuição de energia no Brasil entre 2024 e 2026.