Ibovespa abre em alta e se descola do exterior; dólar sobe

O Ibovespa abre em alta, nesta quinta-feira (6), de 0,45%, aos 117.727 pontos

O Ibovespa abre em alta, nesta quinta-feira (6), de 0,45%, aos 117.727 pontos, às 10h09 (horário de Brasília), se descolando do exterior. Na véspera, o principal índice da bolsa de valores brasileira também seguiu na direção contrária aos mercados mundiais e subiu quase 1%. Já o dólar sobe. Às 10h10 (horário de Brasília), a moeda norte-americana valorizava 0,37%, vendida a R$ 5,20.

Após um início de mês bastante positivo, os índices futuros passam a operar em baixa na véspera do payroll, que deve trazer mais sinalizações se a desaceleração do mercado de trabalho está realmente acontecendo.

Dow Jones Futuro (EUA), -0,21%
S&P 500 Futuro (EUA), -0,18%
Nasdaq Futuro (EUA), -0,03%

Bolsas Asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam sem direção definida após o rali de dois dias de Wall Street perder o ímpeto e a Opep + concordar em cortar 2 milhões de barris por dia para sustentar os preços do petróleo. 

Shanghai SE (China), fechado
Nikkei (Japão), +0,70%
Hang Seng Index (Hong Kong), -0,42%
Kospi (Coreia do Sul), +1,02%

Bolsas Europeias

Os mercados europeus chegaram a abrir em ligeira alta nesta quinta (6), mas operam mistos enquanto investidores esperam pela divulgação da ata da última reunião do Banco Central Eurpeu realizada no começo de setembro em busca de mais sinalizações sobre o futuro da política monetária no bloco.

FTSE 100 (Reino Unido), -0,09%
DAX (Alemanha), +0,32%
CAC 40 (França), -0,02%
FTSE MIB (Itália), -0,44%

Notícias corporativas

A Hapvida (HAPV3) anunciou nesta quarta-feira (5) que adquiriu 100% do capital votante da Sistemas, com atuação em São Paulo por meio de uma operadora de planos de saúde. O processo foi realizado por meio da NotreDame Intermédica, pelo valor de R$ 120 milhões.

A NotreDame Intermédica é subsidiária integral da Hapvida. O montante será pago à vista e em dinheiro. Porém, o valor está sujeito à variação do endividamento e capital de giro, além de possuir uma parcela retida para garantia de eventuais contingências.

Agenda

No Brasil, às 10h, saem os dados do setor automotivo em setembro. Mais cedo, às 8h, serão divulgados os dados do IGP-DI de setembro. Ambos no horário de Brasília. 

Lá fora, destaque para a divulgação dos números da semana do seguro-desemprego nos EUA com previsão de 203 mil, contra 193 mil da semana passada.