
O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores nacional, a B3 (B3SA3), iniciou o pregão desta segunda-feira (10) em alta, com investidores acompanhando um possível fim da paralisação do governo dos EUA. Em paralelo, no Brasil, os agentes do mercado devem acompanhar balanços corporativos em dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura da cúpula das Nações Unidas sobre o clima COP30, em Belém.
Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o Ibovespa apresentava uma alta de 0,51%, aos 154.848,84 pontos.
Já o dólar comercial seguia no mesmo sentido, por volta das 10h15 (horário de Brasília) a divisa caia 1,37%, a R$ 5,31.
Ibovespa avança com foco no possível fim do shutdown
Nos primeiros montes do pregão, os ânimos nos mercados externos veio após o Senado dos EUA no domingo (9) avançar com uma medida que busca encerrar a paralisação histórica que já dura 40 dias e que busca financiar o governo até 30 de janeiro.
Caso os termos do acordo sejam aprovados pelos senadores norte-americanos, a proposta deverá ainda passar pela Câmara dos Deputados para então ir à sanção do presidente dos EUA, Donald Trump, um processo que pode levar alguns dias.
No cenário local, o presidente Lula participa da abertura da COP30 em Belém depois da cúpula de líderes da semana passada na capital paraense. Além disso, os mercados devem ficar atentos aos resultados de empresas como Braskem (BRKM5), Itaúsa (ITSA4) e Sabesp (SBSP3), entre outras.
As projeções de mercado para a inflação neste ano interromperam seis semanas consecutivas de baixa e ficaram estáveis em 4,55%, segundo o Relatório Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 08h00 – FGV: Prévia do IPC-S
▪️ 08h25 – BC: Boletim Focus
▪️ 15h00 – Secex: Balança comercial semanal
Eventos
▪️ Lula abre a COP30
▪️ Galípolo e Picchetti participam na Basileia das “Bimonthly Meetings”, promovidas pelo BIS
▪️ Colômbia: Cúpula Celac-EU
▪️ 10h00 – BC: Coletiva sobre regulamentação da negociação com ativos virtuais
Balanços
▪️ Brasil/após o fechamento: Azzas, Braskem, Even, Itaúsa, MBRF, Movida, Natura, Sabesp e São Martinho