O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores brasileira, a B3 (B3SA3), iniciou o pregão desta segunda-feira (1º) em alta, em um dia marcado pela participação do diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino, em evento no Rio de Janeiro.
No exterior, as bolsas dos EUA estão fechadas devido ao feriado do Dia do Trabalho, o que mantém os mercados globais sem a referência de Wall Street.
Por volta das 10h19 (horário de Brasília), o Ibovespa registrava alta de 0,10%, aos 141.570,34 pontos.
O dólar comercial também avançava levemente: no mesmo horário, a moeda norte-americana subia 0,03%, cotada a R$ 5,42.
O que movimenta o Ibovespa nesta segunda-feira
A primeira semana de setembro deve ser marcada pela expectativa dos agentes financeiros em relação à trajetória da taxa de juros nos Estados Unidos. O mercado acompanha uma série de indicadores — incluindo dados dos setores de indústria, serviços e emprego — que podem sinalizar os próximos passos do Federal Reserve.
No Brasil, além da divulgação do Boletim Focus com as projeções para a economia nesta segunda-feira (1º), também ganha destaque nesta semana o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), marcado para terça-feira, por tentativa de golpe de Estado.
Segundo o Focus divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação em 2025 recuaram pela décima quarta semana consecutiva: a estimativa para o IPCA passou de 4,86% para 4,85%.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 04h55 – Alemanha: Leitura final do PMI/S&P Global industrial de agosto
▪️ 05h00 – Zona do euro: Leitura final do PMI/S&P Global industrial de agosto
▪️ 05h30 – Reino Unido: Leitura final do PMI/S&P Global industrial de agosto
▪️ 06h00 – Zona do euro: Taxa de desemprego de julho
▪️ 08h00 – FGV: IPC-S de agosto
▪️ 08h25 – BC: Relatório Focus semanal
Eventos
▪️ 14h30 – Alemanha: Presidente do BCE, Christine Lagarde, fala em conferência
▪️ EUA: Mercados fecham para feriado do Dia do Trabalho