O Ibovespa, principal marcador do mercado acionário brasileiro, iniciou o pregão desta quarta-feira (24) em alta, com investidores atentos à segunda maior economia global, após o anúncio pelo banco central da China do maior corte de compulsório desde o final de 2021.
Neste cenário, os investidores estão assimilando dados de atividade das principais economias e acompanhando os desenvolvimentos da agenda política interna.
Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o índice subia 1,31%, aos 128.263 pontos.
Neste mesmo horário, o dólar comercial deu início ao dia derretendo 0,89%, cotado a R$ 4,91.
Na agenda desta quarta-feira (24) destaca-se a divulgação dos dados preliminares do índice de gerente de compras (PMI) nos Estados Unidos. No Brasil, às 10h (horário de Brasília), Fernando Haddad participou da abertura dos trabalhos do Programa de Assessoramento Técnico à Implementação da Reforma da Tributação sobre o Consumo (PAT-RTC). Nos Estados Unidos, às 11h45 (horário de Brasília), serão divulgados os dados preliminares do PMI de indústria e de serviços referentes a janeiro. Adicionalmente, ao meio dia, serão anunciados os estoques de petróleo semanais pela EIA.
Os índices futuros dos EUA operam mistos, com a maioria registrando ganhos, influenciados pelos resultados da Netflix e na expectativa dos resultados das empresas IBM e Tesla.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro (EUA), -0,25%
S&P 500 Futuro (EUA), +0,29%
Nasdaq Futuro (EUA), +0,43%