Abertura de mercado

Ibovespa abre em alta seguindo bolsas globais; dólar cai

Por volta das 10h34 (horário de Brasília), o Ibovespa apresentava uma alta de 0,60%, aos 134.846,61 pontos

Ibovespa
Foto: Ibovespa/CanvaPro

O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores nacional, a B3 (B3SA3), iniciou o pregão desta quarta-feira (23) em ritmo positivo, seguindo o otimismo das bolsas globais após o anúncio do acordo entre EUA e Japão.

Com o movimento, investidores acompanham com expectativa a possibilidade de um pacto tarifário entre EUA e União Europeia.

Na perspectiva do Bradesco BBI, apesar de o cenário externo estar mais favorável, as incertezas em torno de um eventual acordo entre Brasil e EUA ainda limitam um avanço mais robusto dos ativos locais.

Por volta das 10h34 (horário de Brasília), o Ibovespa apresentava uma alta de 0,60%, aos 134.846,61 pontos.

Já o dólar comercial seguia em sentido oposto. Por volta das 10h34 (horário de Brasília), a divisa caía 0,06%, a R$ 5,56.

O que movimenta o Ibovespa nesta quarta-feira

Nesta manhã, o mercado segue atento às tensões comerciais com o exterior. Na véspera, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o acordo com Tóquio inclui o pagamento de uma tarifa mais baixa, de 15%, sobre os embarques aos EUA.

Além disso, Trump também disse que representantes da União Europeia estavam chegando para negociações comerciais nesta quarta-feira, trazendo à tona expectativas de um acordo com a Europa, mesmo com a UE explorando contramedidas no caso de um impasse antes do prazo de 1º de agosto.

No cenário nacional, as expectativas seguem em torno da reação do Brasil à tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. Com isso, as atenções se voltam às dificuldades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em negociar com Washington.

No centro do impasse entre EUA e Brasil, a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao STF (Supremo Tribunal Federal) manifestação solicitada pelo ministro Alexandre de Moraes, declarando que Bolsonaro não descumpriu restrições impostas a ele pela Corte e solicitando que o magistrado esclareça os exatos termos da proibição de utilização de redes sociais.

Agenda do dia 

Indicadores

▪️ 08h00 – FGV: Prévia do IPC-S

▪️ 11h00 – Zona do euro: Confiança do consumidor preliminar de julho

▪️ 11h00 – EUA: Vendas de moradias usadas de junho

▪️ 11h30 – EUA: Estoques de petróleo do DoE

▪️ 14h30 – BC: Fluxo cambial semanal

▪️ 21h30 – Japão: PMI composto preliminar de junho

Eventos

▪️ 11h00 – Lula participa de anúncios do programa Transformação Digital, no Planalto

Balanços

▪️ EUA/antes da abertura: AT&T

▪️ EUA/ após o fechamento: Alphabet, IBM e Tesla

▪️ Brasil/antes da abertura: Weg