Abertura de mercado

Ibovespa abre em alta seguindo bolsas globais; dólar cai

Por volta das 10h14 (horário de Brasília), o Ibovespa registrava alta de 1,05%, aos 133.832,63 pontos

Ibovespa em abril: ações que dispararam e despencaram
Foto: Pexels

O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores nacional, a B3 (B3SA3), iniciou o pregão desta segunda-feira (4) em alta, acompanhando o desempenho das bolsas globais. O movimento ocorre com investidores nacionais de olho na perspectiva de um diálogo entre os governos dos EUA e do Brasil.

Na última sexta-feira (1º), um relatório de emprego nos EUA levou a uma reavaliação das perspectivas para os juros e levantou receios quanto à confiabilidade dos dados econômicos norte-americanos. Nesta segunda-feira, as chances de um corte de juros pelo Fed (Federal Reserve) em setembro estavam em 85%.

Por volta das 10h14 (horário de Brasília), o Ibovespa registrava alta de 1,05%, aos 133.832,63 pontos.

Já o dólar comercial seguia no mesmo sentido. No mesmo horário, a divisa caía 0,47%, a R$ 5,51.

Ibovespa avança em meio a pressão de Trump

Nesta manhã, o mercado volta os olhos para os EUA e sua relação com o governo brasileiro. As tarifas de 50% anunciadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, sobre produtos brasileiros seguem nos holofotes.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), declarou que falará por ligação com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, ainda nesta semana.

Já Trump afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ligar para ele a qualquer momento para conversar sobre as tarifas e outros atritos entre os países. Lula chegou a dizer que o Brasil sempre esteve aberto ao diálogo com os EUA.

Lá fora, a decisão de Trump de demitir a comissária do Escritório do Trabalho, Erika McEntarfer, na sexta-feira, ampliou a tensão em relação à credibilidade dos dados econômicos dos EUA.

Agenda do dia

Indicadores

▪️ 05h00 – Prévia do IPC-Fipe

▪️ 08h25 – Relatório Focus

▪️ 11h00 – EUA: Encomendas à indústria em junho

▪️ 14h30 – Caged de junho

▪️ 20h50 – Japão: BoJ publica ata da reunião de política monetária

▪️ 21h30 – Japão: PMI/S&P Global composto de julho

▪️ 22h45 – China: PMI/S&P Global composto de julho

▪️ Fenabrave divulga emplacamentos de veículos

Balanços

▪️ Brasil/após o fechamento: BB Seguridade