Ibovespa abre em alta mesmo com juros, dólar sobe 

As preocupações são crescentes sobre o aumento de juros e a alta nos preços do gás na UE

O Ibovespa abre em alta nesta terça-feira (23). Por volta das 10h12 (de Brasília), o índice valorizava 0,47% a 111.019 mil pontos, mesmo com preocupações crescentes sobre o aumento de juros e alta nos preços do gás na União Europeia. A Rússia informou que interromperá o fornecimento de gás para a Europa por três dias, no final do mês, por conta de uma ordem de manutenção não programada no Nord Stream 1, principal gasoduto russo. 

Enquanto isso, o dólar registra novas altas no início do pregão. Ademais, as leituras do PMI de agosto da zona do euro mostraram que a atividade comercial se contraiu pelo segundo mês consecutivo. Ainda nesta semana, a safra de balanços dos EUA continua, com resultados corporativos. 

Com isso, o dólar opera em alta na manhã desta terça (23). Às 10h08 (horário de Brasília), a moeda norte-americana registrava valorização de 0,02%, vendida a R$ 5,15. 

Bolsas Europeias

Os mercados europeus operam, em maioria, em baixa, com o aumento nos preços do petróleo e do gás, junto às leituras do PMI de agosto da zona do euro mostraram que a atividade comercial se contraiu pelo segundo mês consecutivo. 

– DAX (Alemanha), -0,20%

– FTSE 100 (Reino Unido), -0,81%

– CAC 40 (França), -0,36%

– FTSE MIB (Itália), +0,65%

Bolsas Asiáticas

Os mercados asiáticos fecham esta terça-feira (23) em baixa, puxados pelos temores sobre a elevação de juros. Além disso, o índice de preços ao consumidor deste ano de Cingapura subiu para 7% em relação a 2021, o nível mais alto em 14 anos, com o aumento dos preços de alimentos, eletricidade e gás. 

O banco central de Cingapura informou, em comunicado, que a inflação global deve permanecer elevada pelos próximos meses. 

-Nikkei (Japão), -1,19%
-Kospi (Coreia do Sul), -1,10% 
-Xangai SE (China), –0,05%
-Hang Seng Index (Hong Kong), -0,78%

Cenário Corporativo 

A Enauta (ENAT3) informou que a produção da companhia atingiu uma média diária de 8,6 mil boe (barris de óleo) em julho, registrando um recuo de 52,5% em relação ao mês anterior.“Ao longo do mês de julho, o Campo de Atlanta passou por uma parada programada para atender às exigências normativas do Ministério do Trabalho, bem como preparar o FPSO para a recertificação pela DNV (Det Norske Veritas)”, afirma a petroleira.

Agenda

Nesta terça-feira (23), às 10h45 estão previstas as divulgações dos índices de gerentes de compras (PMIs) industrial e de serviços. Já às 11h, ocorrerá a sondagem industrial do Fed Richmond mensal, junto a divulgação dos números de vendas de imóveis novos, indicador que tem se deteriorado nos últimos meses. 

Às 14, ocorrerá o leilão primário de treasuries de dois anos. Às 17h30, sairão os dados de estoques de petróleo e às 20h, o diretor do Fed, Neel Kashkari, discursará. No Brasil, ás 8h, será divulgado o Índice IPC-S semanal. Além disso, ainda nesta terça (23), o presidente do BC, Campos Neto, no Chile, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, discursarão em eventos locais. 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile