Abertura do mercado

Ibovespa abre em queda com alta do IPCA; dólar sobe

Investidores estão atentos ao IGP-M e à divulgação do payroll

Ibovespa
Foto: CanvaPro / Ibovespa

Ibovespa, principal índice do mercado acionário nacional, iniciou o pregão desta sexta-feira (10) em queda, com investidores reagindo aos dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). O mercado também avalia o IGP-M e aguarda os números de emprego dos EUA, com a divulgação do payroll.

Por volta das 10h16 (horário de Brasília) o marcador estava em queda de 0,15%aos 119.605 pontos.

Enquanto isso, o dólar comercial apresentava uma alta de 0,22%, cotado a R$ 6,0544.

O IPCA teve alta de 0,52% em dezembro, após ter subido 0,39% em novembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esses números devem trazer volatilidade ao mercado, afirma o coordenador da comissão de Economia da Apimec Brasil, Alvaro Bandeira.

Enquanto isso o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) subiu 0,33% na prévia de janeiro, o que representa uma desaceleração ante a alta de 0,83% em dezembro, segundo informações da FGV (Fundação Getúlio Vargas). Já o IPA-M (Índice de Preços ao Produtor Amplo) aumentou 0,31%, ante 1,09% na primeira prévia de dezembro.

Na agenda internacional, investidores aguardam os números da criação de vagas de emprego fora do setor agrícola nos EUA, com a divulgação do payroll às 10h30 (horário de Brasília). Esses dados ajudam a definir o comportamento dos juros futuros no país norte-americano e no resto do mundo, lembra Bandeira.

Mais detalhes sobre o que move o Ibovespa

Os números do IPCA ficaram levemente abaixo das expectativas, mais próximas de 0,53%, disse o estrategista de investimentos e sócio da The Hill Capital, Marcelo Bolzan. A inflação fechou o ano de 2024 em 4,83%, acima do teto da meta, de 4,5%. Segundo Bolzan, a alta do dólar teve forte influência na escalada da inflação no Brasil.

Entre os números divulgados nesta sexta-feira (10) também estão o INCC-M (Índice Nacional da Construção Civil), que passou de 0,52% em dezembro para 0,51% na prévia de janeiro; e o IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor), com uma alta de 0,30% em janeiro, ante 0,03% em dezembro, de acordo com a FGV.

Nos EUA, as expectativas são de abertura de 160 mil vagas de emprego fora do setor agrícola em dezembro, após 227 mil em novembro. As previsões também apontam para a estabilidade da taxa de desemprego em 4,2%. Com a divulgação do payroll, o mercado deve ter uma noção melhor sobre a trajetória dos juros nos EUA.

Os indícios são de maior cautela do Fed (Federal Reserve) para novos cortes, como reforçou o presidente do Fed de St. Louis, Alberto Musalem, nesta sexta-feira (10), segundo o The Wall Street Journal. Ele afirmou ao jornal que, na reunião de dezembro, o Fed considerou um aumento do risco da inflação ficar presa numa faixa entre 2,5% a 3%.

No cenário geral, o Ibovespa está voltando ao normal após a paralisação das bolsas dos EUA nesta quinta-feira (9), em razão do luto pelo ex-presidente Jimmy Carter, diz o coordenador da comissão de Economia da Apimec Brasil, Alvaro Bandeira. “Ontem, com os mercados parados nos Estados Unidos, a liquidez caiu bastante”, lembra.

Um noticiário político mais escasso também afeta as movimentações do mercado.

EUA

O aguardado relatório de criação de empregos nos EUA (payroll) referente a dezembro será apresentado na sexta-feira, sendo considerado um dos últimos dados cruciais antes da próxima reunião do Fed (Federal Reserve), agendada para o fim do mês.

Além disso, o mercado monitora a divulgação da Pesquisa de Vagas e Rotatividade de Trabalho (JOLTS) na terça-feira e o levantamento de emprego privado da ADP, previsto para quarta-feira.

Bolsas asiáticas

Nos mercados asiáticos, o pregão encerrou com direções divergentes, em meio a incertezas econômicas que continuam a pesar sobre os negócios chineses.

Em contraste, ações de tecnologia dispararam em Seul e Taiwan após o anúncio de um investimento bilionário da Microsoft no setor de inteligência artificial.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de Serviços da Caixin para a China atingiu 52,2 em dezembro, sinalizando a maior expansão do setor desde maio de 2024.

No fim de semana, o banco central chinês reforçou seu compromisso com uma política monetária “moderadamente flexível” para impulsionar o crescimento em 2025.

Bolsas europeias

Na Europa, os mercados operam em alta após um começo turbulento para as bolsas globais neste ano. 

O sentimento ainda é misto, com investidores atentos aos novos dados de inflação da Alemanha e da União Europeia, que poderão trazer mais clareza sobre possíveis cortes nas taxas de juros pelo Banco Central Europeu.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile