Mercado

Ibovespa abre em queda à espera de novas medidas econômicas; dólar sobe

Os investidores aguardam dados das contas públicas e monitoram a apresentação de medidas para aumento da arrecadação que Haddad deve fazer entre hoje e amanhã no Congresso

Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, iniciou o pregão desta quarta-feira (27) em queda de 0,15%, aos 133.335 pontos, às 10h15 (horário de Brasília). Os investidores repercutem nova máxima histórica do índice, em busca de novos gatilhos.

Enquanto isso, aguardam a divulgação de novas medidas econômicas que devem ser anunciadas pelo governo federal, conforme destacado pelo Ministério da Fazenda.

dólar comercial opera em alta de 0,35%, cotado a R$ 4,83 às 10h15 (horário de Brasília).

Os índices futuros dos EUA operam em leve queda, nesta de quarta-feira (27), com os investidores mantendo o otimismo típico do final do ano. Essa perspectiva é acompanhada da expectativa de uma possível redução das taxas de juros pelo Banco Central americano em um futuro próximo.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones, -0,05%

S&P 500, -0,04%

Nasdaq, -0,02%

Bolsas asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira, após dados positivos de lucro industrial da China e em meio à recuperação de ações de videogames em Hong Kong.

Shanghai SE (China), +0,54%

Nikkei (Japão), +1,13%

Hang Seng Index (Hong Kong), +1,74%

Kospi (Coreia do Sul), +1,74% 

ASX 200 (Austrália), +0,79%

Bolsas europeias

As bolsas da Europa sobem nesta quarta-feira (27) impulsionadas pela alta de Wall Street ontem na reabertura dos mercados europeus depois do feriado de Natal diante da expectativa de um pouso suave da economia americana.

FTSE 100 (Reino Unido), +0,58%

DAX (Alemanha), +0,61%

CAC 40 (França), +0,20%

FTSE MIB (Itália), +0,35% 

STOXX 600, +0,29%

Notícias corporativas

BB Seguridade Participações (BBSE3) comunicou na noite de terça-feira (26) que Ullisses Christian Silva Assis entregou uma carta de renúncia aos cargos de diretor-presidente e membro do conselho de administração da empresa. A renúncia de Assis, segundo a BB Seguridade, decorreu de sua decisão de “buscar novos desafios profissionais na iniciativa privada”. 

Os novos diretores do Banco Central, Rodrigo Alves Teixeira e Paulo Picchetti, tiveram seus decretos de nomeação publicados no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (27). Ambos possuem mandatos até 31 de dezembro de 2027, após suas indicações terem sido aprovadas pelo Senado Federal em 12 de dezembro.