
O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores nacional, a B3 (B3SA3), iniciou o pregão desta sexta-feira (12) em queda, com investidores avaliando o impacto da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro para os mercados.
Os mercados globais chegavam ao fim desta semana sob à perspectiva de corte de juros dos EUA pelo Fed (Federal Reserve) na semana que vem. Além disso, na cena local, os agentes digeriam a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus por tentativa de golpe de Estado.
Por volta das 10h20 (horário de Brasília) o Ibovespa apresentava uma queda de 0,56%, aos 142.350,31 pontos.
Já o dólar comercial seguia no mesmo sentido, por volta das 10h20 (horário de Brasília) a divisa caia 0,15%, a R$ 5,38.
Ibovespa recua com dados dos EUA condenação de Bolsonaro
Os dados sobre o preço ao consumidor dos EUA foi o último grande obstáculo para um corte nos juros pelo Fed na próxima semana. Apesar dos números terem mostrado um aumento nos preços, os mercados seguem focados nos dados fracos de empregos na semana anterior.
Os mercados futuros apontam para uma chance de 93% de um corte de juro de 0,25 ponto percentual na taxa de juros norte-americana, para o intervalo entre 4,00% e 4,25%, na próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto do Fed, e de 7% de uma redução de 0,50 ponto.
Na cena local, o mercado vivia o dia seguinte da condenação de Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, o que representou um duro golpe ao líder de direita, que já está em prisão domiciliar. Como consequência da condenação, Bolsonaro pode ficar inelegível até 2060.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 03h00 – Alemanha/Destatis: CPI de agosto
▪️ 03h00 – Reino Unido/ONS: produção industrial de julho
▪️ 07h30 – Rússia: BC divulga decisão de política monetária
▪️ 09h00 – IBGE: Pesquisa Industrial Mensal Regional e Pesquisa Mensal de Serviços de julho
▪️ 11h00 – EUA/Univ. Michigan: Índice de Sentimento do Consumidor e expectativas de inflação em 1 ano e 5 anos preliminares de setembro
▪️ 14h00 – EUA/Baker Hughes: poços e plataformas de petróleo em operação