Ibovespa abre em queda após falas de Campos Neto; dólar cai

Em Wall Street, índices futuros operam em queda à espera do payroll

O Ibovespa abriu em queda de 0,04% aos 100.947 pontos, por volta das 10h15 (horário de Brasília), desta quarta-feira (5), véspera do feriado de Páscoa.

O mercado brasileiro repercute a fala do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, que amenizou qualquer atrito com o governo federal. Investidores também aguardam a entrega do texto final do arcabouço fiscal, que deve chegar ao Congresso na semana que vem.

Já o dólar opera em alta de 0,85%, negociado a R$ 5,07, às 10h (horário de Brasília).

Em Wall Street, índices futuros operam todos em baixa, nesta quinta, com investidores à espera de mais um importante indicador do mercado de trabalho americano (payroll), que será divulgado nesta sexta-feira (7).

Dow Jones Futuro (EUA), -0,08%
S&P 500 Futuro (EUA), -0,12%
Nasdaq Futuro (EUA), -0,39% 

Bolsas asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam com baixa em sua maioria, repercutindo o último relatório de folhas de pagamento privadas da ADP, que mostrou crescimento lento do emprego nos Estados Unidos em março.

Shanghai SE (China), 0,00%
Nikkei (Japão), -1,22%
Hang Seng Index (Hong Kong), +0,28%
Kospi (Coreia do Sul), -1,22% 
ASX 200 (Austrália), -0,25

Bolsas europeias

Os mercados europeus operam em alta, após um mês turbulento em março. Investidores ainda acompanham de perto a aquisição do Credit Suisse pelo UBS e avaliam a perspectiva econômica global, afetada pela alta de juros, inflação e, agora, cortes da OPEP+.

DAX (Alemanha), +0,42%
CAC 40 (França), +0,07%
FTSE 100 (Reino Unido), +1,13%
STOXX 50 (Zona do Euro), +0,40%
FTSE MIB (Itália), +0,92%

Notícias corporativas

O atual governo está estudando retomar a repatriação de recursos, medida que ficou conhecida no mandato de Michel Temer (MDB). Segundo informações obtidas pelo BP Money, o objetivo do governo é aumentar a arrecadação para poder ajudar nos gastos do arcabouço fiscal.

O Nubank (NUBR33) apresentou à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) o novo plano de fechamento de capital no Brasil. O banco digital já havia obtido em dezembro a permissão para o capital no país, mas a CVM pediu mudanças no plano.