Ibovespa
Ibovespa / Foto: CanvaPro

O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores nacional, a B3 (B3SA3), iniciou o pregão desta terça-feira (28) em queda, após o índice à vista renovar máximas na véspera, acompanhando o tom mais cauteloso do exterior com os investidores aguardando a reunião do Fed (Federal Reserve) e o encontro entre Donald Trump e Xi Jinping, previsto para esta semana.

A nova primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, reuniu-se com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Tóquio para discutir laços de defesa, comércio e um pacote de investimentos nos EUA, em um acordo de US$ 550 bilhões firmado neste ano.

Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o Ibovespa apresentava uma queda de 0,27%, aos 146.574,67 pontos. 

Já o dólar comercial seguia no mesmo sentido, por volta das 10h15 (horário de Brasília) a divisa subia 0,20%, a R$ 5,38.

Ibovespa recua de olho no exterior

As atenções agora se voltam para a reunião prevista entre Trump e o presidente da China, Xi Jinping, na Coreia do Sul, na quinta-feira (30).

A probabilidade de custos de empréstimos mais baixos nos EUA dava sustentação aos títulos e pesava sobre o dólar, ao passo que os investidores aguardavam para ver o quanto “dovish” o Fed pode ser sobre as perspectivas.

O consenso é que deve haver um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros, mas resta saber se o Fed confirmará as expectativas do mercado de afrouxamento em dezembro.

Agenda do dia

Indicadores
▪️ 04h00 – Alemanha/GfK: índice de confiança do consumidor de novembro
▪️ 11h00 – EUA/Conference Board: índice de confiança do consumidor de outubro
▪️ 15h00 – MDIC: Balança comercial semanal
▪️ 18h00 – Chile: BC divulga decisão monetária

Eventos
▪️ 07h05 – Japão: Donald Trump participa de reunião com líderes de empresas

Balanços
▪️ EUA/antes da abertura: UnitedHealth
▪️ EUA/após o fechamento: Visa
▪️ Brasil/após o fechamento: Hypera