Abertura do mercado

Ibovespa abre em queda com cautela antes do Copom; dólar cai

Futuros dos EUA operam mistos com repercussão de dados do varejo e falas do Fed

Ibovespa
Ibovespa / Foto: Pexels

Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, iniciou o pregão desta terça-feira (18) em queda, com temores fiscais e cautela antes do Copom.

Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o marcador queda 0,07%, aos 119.055 pontos.

dólar comercial seguia o mesmo padrão, com leves quedas de 0,04%, cotado a R$ 5,41.

Ibovespa é movimentado por temores fiscais

Os investidores estão cautelosos devido às preocupações com o equilíbrio fiscal antes da decisão de política monetária do Comitê de Política Monetária (Copom), em um contexto em que há uma consolidação das expectativas de que o afrouxamento monetário será interrompido.

Após manifestar preocupações com o alto nível de renúncias fiscais nas contas do governo federal durante uma reunião com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concederá uma entrevista pela manhã à CBN e posteriormente participará de uma série de reuniões.

Enquanto isso, o Copom iniciou sua reunião de política monetária e divulgará na quarta-feira a decisão sobre a taxa básica de juros Selic, após as previsões do Focus e da pesquisa da Reuters indicarem expectativas de uma pausa no ciclo de cortes.

EUA

Em Wall Street, os índices futuros operam de forma mista, após um dia de ganhos, enquanto os investidores se preparam para dados econômicos e discursos de membros do Federal Reserve.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,08%

S&P 500 Futuro: -0,05%

Nasdaq Futuro: +0,03%

Bolsas asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam em alta na maioria dos casos, impulsionados pela recuperação de Wall Street durante a noite.

Além disso, os investidores estão atentos à decisão do Banco Central da Austrália sobre a taxa de juros.

Shanghai SE (China), +0,48%

Parceiros

Nikkei (Japão): +1,00%

Hang Seng Index (Hong Kong): -0,11%

Kospi (Coreia do Sul): +0,72%

ASX 200 (Austrália): +1,01%

Bolsas europeias

As bolsas europeias apresentam ganhos, com os investidores se preparando para a decisão do Banco da Inglaterra sobre a taxa de juros na quinta-feira.

A expectativa é que o Banco mantenha as taxas em 5,25%, com a maioria dos economistas consultados pela Reuters prevendo um corte em agosto.

FTSE 100 (Reino Unido): +0,48%

DAX (Alemanha): +0,20%

CAC 40 (França): +0,53%

FTSE MIB (Itália): +1,10%

STOXX 600: +0,47%

Radar corporativo que movimenta o Ibovespa

Enauta (ENAT3) e a 3R Petroleum (RRRP3) não conseguiram reunir o quórum necessário para realizar a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) destinada a avaliar a proposta de fusão.

São Martinho (SMTO3) quadruplicou o lucro líquido no quarto trimestre da safra 2023/2024, a R$ 627,3 milhões. O resultado foi puxado pela entrada de duas parcelas dos precatórios da ação da Copersucar contra o extinto IAA (Instituto do Açúcar e do Álcool).

Oi (OIBR3) informou que a Corte de Falência dos EUA do Distrito Sul de Nova York proferiu, na última segunda-feira (17), decisão a favor do plano de recuperação judicial (RJ) da empresa.