Abertura do mercado

Ibovespa abre em queda com Copom no radar; dólar sobe

Dow Jones Futuro cai em dia de feriado e após novo recorde em Wall Street

Ibovespa
Ibovespa / Freepik

Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, iniciou o pregão desta quarta-feira (19) em queda, com as atenções dos investidores voltadas à decisão do Copom (Comitê de Política Monetária).

Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o marcador queda 0,18%, aos 119.417 pontos.

dólar comercial seguia o padrão oposto, com altas avançadas de 0,42%, cotado a R$ 5,45.

Ibovespa opera com atenção ao Copom

O índice opera em um dia de liquidez reduzida devido ao feriado nos EUA, com as atenções voltadas para a decisão de política monetária do Copom e como os membros do colegiado irão votar.

Na última terça-feira (18), Lula acusou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de trabalhar para prejudicar o País. Ele indicou que nomeará um sucessor para o cargo que seja “sério, responsável e imune aos nervosismos momentâneos do mercado”.

As expectativas para o resultado da reunião, que será divulgado após o fechamento do mercado, se consolidaram em torno da manutenção da Selic em 10,5%, encerrando o ciclo de afrouxamento monetário.

IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) subiu 0,88% na segunda prévia de junho, após registrar 0,73% na mesma leitura de maio, informou nesta quarta-feira (19), a Fundação Getulio Vargas (FGV).

EUA

Os índices futuros dos EUA estão variando sem uma tendência clara nesta quarta-feira (19), após o S&P 500 e o Nasdaq atingirem novos recordes. 

A fabricante de chips Nvidia superou a Microsoft, tornando-se a empresa de maior valor de mercado do mundo, impulsionada pelo entusiasmo em torno da tecnologia de IA. Desde o início do ano, as ações da Nvidia subiram 174%.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,06%

S&P 500 Futuro: +0,08%

Nasdaq Futuro: +0,19%

Bolsas asiáticas

As bolsas asiáticas encerraram majoritariamente em alta, influenciados por novos recordes históricos em Wall Street e pela Nvidia, gigante da inteligência artificial (IA), que se tornou a empresa mais valiosa do mundo.

Por outro lado, na China, as bolsas fecharam em queda após o órgão regulador de valores mobiliários do país anunciar um fortalecimento na supervisão de todas as atividades financeiras para prevenir possíveis riscos.

Shanghai SE (China), -0,40%

Nikkei (Japão): +0,23%

Hang Seng Index (Hong Kong): +2,87%

Kospi (Coreia do Sul): +1,21%

ASX 200 (Austrália): -0,11%

Bolsas europeias

Na Europa, as bolsas operam em baixa, refletindo os dados de inflação do Reino Unido que atingiram a meta de 2,0% do Banco da Inglaterra (BoE), alinhados com as expectativas, antes da decisão sobre a taxa de juros na quinta-feira (20).

FTSE 100 (Reino Unido): +0,18%

DAX (Alemanha): -0,14%

CAC 40 (França): -0,55%

FTSE MIB (Itália): +0,15%

STOXX 600: -0,10%

Radar corporativo que movimenta o Ibovespa

O aplicativo bancário PicPay contratou o CitiGroup para estudar as possibilidades de fazer um IPO (oferta pública inicial) nos EUA, disseram fontes à Bloomberg.

A B3 (B3SA3) anunciou, na noite da última terça-feira (18), a alteração do valor por ação dos dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) aprovados em 13 de junho.

Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais (CMIG4) pagará R$ 1,562 bilhão em dividendos JCP (juros sobre capital próprio) no dia 28 de junho.

APetrobras (PETR4) realiza nesta quarta-feira (19) a cerimônia de posse da diretora-presidente Magda Chambriard.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile