Mercado

Ibovespa abre em queda com dados econômicos; dólar cai

Em um dia de mercado americano fechado e agenda morna, investidores avaliam indicador econômico brasileiro

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, iniciou o pregão desta segunda-feira (19), em queda de 0,30%, aos 130.425 pontos, às 10h15 (horário de Brasília). Em um dia de mercado americano fechado e agenda morna, os investidores avaliam o IBC-Br, que registrou um avanço de 0,82% em dezembro, seguindo um período de estabilidade em novembro, quando havia apresentado um aumento de apenas 0,1%.

O dólar comercial opera em queda de 0,16%, cotado a R$ 4,95 às 10h15 (horário de Brasília).

Os contratos futuros dos Estados Unidos mostram ganhos nesta segunda-feira (19), após interromper uma série de cinco semanas consecutivas de alta na última sexta-feira. Nesse dia, um relatório sobre inflação acima do esperado diminuiu as expectativas de cortes iminentes nas taxas de juros americanas. Com o feriado do Dia do Presidente, as bolsas em Nova York permanecerão fechadas.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,11%

S&P 500 Futuro: +0,07%

Nasdaq Futuro: +0,07%

Bolsas asiáticas

Na Ásia e no Pacífico, os mercados encerraram sem uma direção clara hoje. As bolsas chinesas avançaram após um longo feriado, reagindo positivamente a dados encorajadores sobre o turismo interno. Após o retorno do feriado do Ano Novo Lunar, que durou mais de uma semana, os mercados acionários na China continental registraram ganhos significativos. Um levantamento revelou que o número de viagens e o volume de gastos durante o período de folga atingiram níveis recordes, superando os patamares pré-pandêmicos.

Shanghai SE (China), +1,56%

Nikkei (Japão): -0,04%

Hang Seng Index (Hong Kong): -1,13%

Kospi (Coreia do Sul): +1,19%

ASX 200 (Austrália): +0,09%

Bolsas europeias

Na Europa, os mercados operam majoritariamente em queda, revertendo o sentimento amplamente positivo da semana anterior. As ações do setor de tecnologia lideraram as perdas, caindo 0,8%, enquanto as do setor de saúde registraram um aumento de 0,4%.

FTSE 100 (Reino Unido): +0,16%

DAX (Alemanha): -0,36%

CAC 40 (França): -0,22%

FTSE MIB (Itália): -0,18%

STOXX 600: -0,00%

Radar corporativo

Carrefour Brasil (CRFB3) comunicou na noite de domingo (18), que os cargos ocupados pelo empresário Abilio Diniz, falecido neste fim de semana aos 87 anos, permanecerão temporariamente vagos. A decisão sobre seus sucessores será tomada pelo conselho de administração da rede varejista.

Santander (SANB11) anunciou ao mercado, nesta segunda-feira (19), um novo programa de recompra de ações no montante de 1,46 bilhão de euros e declarou que irá aumentar os dividendos por ação de 2023 em cerca de 50%. O segundo maior banco da zona do euro em valor de mercado anunciou que a implementação do programa de recompra terá início na terça-feira, após a obtenção da autorização regulatória necessária.