O Ibovespa, principal índice do mercado acionário nacional, iniciou o pregão desta terça-feira (21) em queda, com as esperanças pelas tarifas anunciadas por Donald Trump, ausentes no primeiro dia de mandato do republicano. Nacionalmente, o ministro de Minas e Energia tem previsão de chegada hoje ao fórum econômico de Davos e ocorre a reunião de Gabriel Galípolo, presidente do BC (Banco Central) com o secretário de reformas econômicas da Fazenda, Marcos Pinto, às 17h (horário de Brasília).
Por volta das 10h19 (horário de Brasília) o marcador estava em queda de 0,06%, aos 122.812 pontos.
Enquanto isso, o dólar comercial apresentava uma alta de 0,17% cotado a R$ 6,0516.
Nesta terça-feira (21) investidores aguardam as previsões de decisões da equipe econômica do governo Trump. A surpresa ficou por conta da tarifação de exportação de países ser adiada nos primeiros decretos do governo e possível gradação dessas tarifas. Uma vitória, certamente, do secretário do Tesouro, Scott Bessent.
Portanto, investidores vão ter que usar os próximos 90 dias para melhor avaliar as diretrizes do novo governo. Isso significa que os mercados ainda seguiram voláteis por um bom tempo.
No cenário nacional, há expectativas sobre as movimentações do Brasil no fórum de Davos. O secretário de Minas e Energia, Alexandre Silveira, embarcou na noite de segunda-feira (20) após a reunião ministerial com o presidente Lula, que ficará no Brasil. Há também uma reunião entre Galípolo e o secretário de reformas econômicas da Fazenda, Marcos Pinto, as 17h (horário de Brasília). Nacionalmente, o mercado também reage a prévia do IGP-M (Índice Geral de Preços), que arrefece a 0,17% na 2ª prévia de janeiro
EUA
Sem grandes indicadores econômicos programados, os investidores mantêm os olhos atentos aos próximos passos do governo Trump, que prometeu agir rapidamente para implementar sua agenda de “América Primeiro”.
Desde sua vitória em novembro, o mercado tem enfrentado preocupações relacionadas às tarifas e tensões comerciais globais, ao mesmo tempo em que o dólar segue em alta devido à cautela do Federal Reserve quanto à flexibilização monetária.
No âmbito corporativo, 3M, United Airlines e Netflix divulgam seus resultados trimestrais nesta terça-feira.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: +0,34%
S&P 500 Futuro: +0,26%
Nasdaq Futuro: +0,21%
Bolsas asiáticas
Na região Ásia-Pacífico, os mercados fecharam em sua maioria em alta, enquanto os investidores aguardam mais detalhes sobre as políticas do presidente dos EUA, Donald Trump, após sua posse.
No final desta semana, alguns bancos centrais da Ásia se reunirão. Espera-se que o Banco Central da Malásia mantenha sua taxa de juros em 3% na quarta-feira.
Já o Banco do Japão, que realiza sua reunião de política monetária entre 23 e 24 de janeiro, pode anunciar um aumento nas taxas, conforme sinalizado por seu governador, Kazuo Ueda. Além disso, a Autoridade Monetária de Cingapura realizará sua reunião na sexta-feira.
Shanghai SE (China), -0,05%
Nikkei (Japão): +0,32%
Hang Seng Index (Hong Kong): +0,91%
Kospi (Coreia do Sul): -0,08%
ASX 200 (Austrália): +0,66%
Bolsas europeias
Os mercados europeus operam majoritariamente em queda, à medida que os investidores começam a digerir as primeiras ordens executivas assinadas por Donald Trump na segunda-feira.
Em termos de dados econômicos, o Reino Unido divulga números sobre o mercado de trabalho, enquanto a Alemanha apresenta os resultados das pesquisas de sentimento do ZEW.
FTSE 100 (Reino Unido): +0,15%
DAX (Alemanha): -0,07%
CAC 40 (França): 0,00%
FTSE MIB (Itália): -0,15%
STOXX 600: +0,07%