Ibovespa em abril: ações que dispararam e despencaram
Foto: Pexels

O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores brasileira, a B3 (B3SA3), iniciou o pregão desta quarta-feira (8) em queda, com investidores atentos ao avanço, no Congresso, da Medida Provisória 1.303, que trata da taxação de aplicações financeiras. Além disso, falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e a ata da última reunião do Fed (Federal Reserve) também estão no radar.

Por volta das 10h13 (horário de Brasília), o Ibovespa apresentava alta de 0,26%, aos 141.938,83 pontos.

Já o dólar comercial seguia sentido diferente: por volta das 10h13 (horário de Brasília), a divisa caía 0,26%, a R$ 5,33.

Ibovespa recua de olho em MP 1.303 e ata do Fed

A comissão mista da MP 1.303 aprovou uma versão desidratada do texto no início da noite da véspera, enquanto a votação no plenário da Câmara ficou para esta quarta-feira. A informação foi divulgada pela liderança do PT (Partido dos Trabalhadores) na Casa.

O governo corre contra o tempo para aprovar a medida: ela precisará ser votada pelos plenários das duas Casas do Congresso até o final do dia, ou perderá a validade.

A votação da medida na comissão mista, na terça-feira (7), às vésperas de caducar, foi possível graças a um acordo costurado diretamente por Haddad. O ministro participa, nesta quarta-feira, de entrevista coletiva sobre o 3º Leilão do Programa Eco Invest Brasil, às 14h.

Já a ata do Fed será divulgada nesta tarde, por volta das 15h (horário de Brasília). O documento vem em meio à paralisação do governo dos Estados Unidos, que atrasou a divulgação de dados econômicos importantes. Além disso, vale lembrar que a temporada de balanços trimestrais das empresas listadas em Bolsa se aproxima.