Abertura do Mercado

Ibovespa abre em queda com foco em Petrobras e CPI; dólar sobe

Além do destaque para a petroleira, o radar também assimila a divulgação do CPI, inflação ao consumidor, que sobiu 0,3% em abril

Foto: freepik
Foto: freepik

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, iniciou o pregão desta quarta-feira (15) no vermelho, com o mercado repercutindo a retirada de Jean Paul Prates, do poto de presidente-executivo da Petrobras (PETR4), feita por Lula na noite desta terça-feira (14).

Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o índice recuava 0,01%, aos 128.500 pontos.

O dólar comercial, por sua vez, apresentava um ganho de 0,35%, cotado a R$ 5,14.

Já nos primeiros minutos da sessão, os papéis da Petrobras registravam queda livre. Entre as ações ordinárias (PETR3), o recuo era de 7,20%; já as preferenciais (PETR4) a queda era reduzida em 6,80%.

Além do destaque para a petroleira, o radar também assimila a divulgação do CPI, inflação ao consumidor, que sobiu 0,3% em abril.

De acordo com Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos, o índice veio levemente abaixo do esperado mas vê de forma positiva.

Ao BP Money Cohen explicou que esses dados mostram que a inflação, mesmo estando longe da meta, está conseguindo ser controlada e pode ser que nas próximas decisões isso seja muito levado em consideração pelo FED.

Ibovespa é movimentado por saída de Prates da Petrobras (PETR4)

No momento, o Ibovespa reage com o tom que o investidores receberam a notícia da saída de Prates da estata. Os agentes do mercado estão analisando a repercussão da saída de Jean Paul Prates da Petrobras (PETR4), revelada na noite anterior.

Em comunicação aos seus colaboradores mais próximos, Prates confirmou que sua demissão foi solicitada por Lula, que também indicou Magda Chambriard como sua substituta.

Prates expressou em sua mensagem que sua jornada na Petrobras foi encerrada prematuramente na presença de Alexandre Silveira (Ministério de Minas e Energia) e Rui Costa (Casa Civil), que estavam presentes com Lula no momento da demissão.

A reunião entre Lula e Prates ocorreu de forma não agendada no Palácio do Planalto e não contou com a presença do ministro Fernando Haddad.

O motivo apresentado pelo presidente para a saída de Prates foi a alegada falta de progresso na execução dos projetos da empresa, especialmente no que diz respeito à encomenda de navios aos estaleiros brasileiros.

Magda Chambriard, indicada por Rui Costa, é uma profissional de longa trajetória na Petrobras, onde trabalhou por 22 anos, além de ter sido diretora-geral da ANP durante o governo de Dilma Rousseff.

EUA

Os índices futuros nos EUA permanecem estáveis, enquanto os investidores reagem à divugação dos números do índice de preços ao consumidor e dados do varejo.

No contexto do índice de preços ao produtor (PPI) divulgado na terça-feira, crescem as preocupações sobre a possibilidade de juros permanecerem elevados por mais tempo. 

O presidente do Fed, Jerome Powell, enfatizou na terça-feira que a inflação está declinando de forma mais gradual do que o previsto.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,02%

S&P 500 Futuro: +0,06%

Nasdaq Futuro: +0,01%

Bolsas asiáticas

Nos mercados asiáticos, a quarta-feira encerrou sem uma direção clara, com os investidores aguardando novos dados sobre a inflação nos EUA, os quais podem impactar as perspectivas de política monetária na maior economia do mundo.

Shanghai SE (China), -0,82%

Nikkei (Japão): +0,08%

Hang Seng Index (Hong Kong): -0,22%

Kospi (Coreia do Sul): +0,11%

ASX 200 (Austrália): +0,35%

Bolsas europeias

Enquanto isso, os mercados europeus operam de forma mista, refletindo a cautela dos investidores globais à espera dos últimos números da inflação nos EUA.

FTSE 100 (Reino Unido): +0,21%

DAX (Alemanha): +0,48%

CAC 40 (França): -0,17%

FTSE MIB (Itália): +0,55%

STOXX 600: +1,52%