O Ibovespa, principal índice acionário da B3 (B3SA3), iniciou o pregão desta segunda-feira (11) em queda, com investidores atentos às negociações do governo sobre medidas para apoiar setores afetados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos, às declarações do presidente do Banco Central e à divulgação de balanços corporativos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem reunião no fim do dia com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, que vem liderando as tratativas. A expectativa é que o plano de contingência do governo brasileiro seja anunciado até terça-feira (12).
Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o Ibovespa apresentava uma queda de 0,08%, aos 135.806,47 pontos.
Já o dólar comercial seguia em sentido oposto, no mesmo horário a divisa subia 0,29%, a R$ 5,45.
Ibovespa cai com mercado de olho em balanços e plano de contingência
Nesta manhã de segunda-feira o mercado volta os olhos para o presidente do BC (Banco Central), Gabriel Galípolo, que palestra na Reunião do COPS (Conselho Político e Social) da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).
Além disso, o fim do dia será marcado pelos balanços de Sabesp (SBSP3), Caixa Seguridade (CXSE3), Natura (NTCO3) e Vamos (VAMO3).
No exterior, o foco é sobre dados de inflação nos EUA, negociações tarifárias e conversas entre os EUA e a Rússia sobre a guerra na Ucrânia.
A expectativa é de que o prazo dos EUA para tarifas com a China, que vence na terça-feira (12), seja prorrogado de novo. Na geopolítica, o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin, vão se reunir no Alasca na sexta-feira (15) para discutir o fim da guerra na Ucrânia.
Já na área econômica, o destaque é a divulgação na terça de dados de preços ao consumidor dos EUA, com analistas prevendo que o impacto das tarifas levará o núcleo do índice a uma alta mensal de 0,3%, com a taxa anual indo a 3,0%, longe da meta do Fed (Federal Reserve) de 2%.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 05h00 – Fipe: IPC semanal
▪️ 08h00 – FGV: Prévia do IGP-M
▪️ 08h25 – BC: Relatório Focus
▪️ 15h00 – Secex: Balança comercial semanal
Eventos
▪️ 10h30 – Galípolo fará palestra na Associação Comercial de SP
▪️ 11h00 – Trump faz coletiva de imprensa sobre “crime e embelezamento” de Washington
▪️ 17h00 – Lula discute plano de contingência com Alckmin
▪️ 18h00 – Galípolo terá reunião com Febraban e grandes bancos
Balanços
▪️ Brasil: Sabesp, Natura, Marisa, Direcional, Even, Itaúsa, Localiza, Vamos e Vibra Energia