
O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores brasileira, a B3 (B3SA3), iniciou o pregão desta sexta-feira (27) em queda, com o mercado digerindo os indicadores econômicos divulgados nesta manhã. Além disso, a possibilidade de mudança na meta fiscal segue no radar, tendo em vista que o aumento do IOF foi derrubado no Congresso e no Senado.
O IGP-M, mais conhecido como “inflação do aluguel”, caiu mais que o esperado em junho, registrando variação de -1,67%, após recuar 0,49% no mês anterior. Já a taxa de desocupação, medida pela PNAD Contínua, ficou em 6,2% no primeiro trimestre de 2025 — uma queda de 0,6 ponto percentual em relação ao trimestre anterior.
No campo político, a derrubada do aumento do IOF no Congresso ampliou a cisão entre o Executivo e o Legislativo. Agora, cresce a expectativa de uma possível mudança na meta de resultado primário para 2026. A avaliação é de Álvaro Bandeira, coordenador macro da Comissão de Economia da APIMEC Brasil.
Por volta das 10h16 (horário de Brasília), o Ibovespa apresentava uma queda de 0,31%, aos 136.692,81.
O dólar comercial seguia no mesmo sentido: por volta das 10h17 (horário de Brasília), a moeda norte-americana caia 0,49%, cotada a R$ 5,47.
Ibovespa xx com agenda cheia e Brasília em pauta
O destaque do radar econômico no Brasil segue sendo a derrubada do aumento do IOF, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), concedendo entrevista nesta sexta-feira à GloboNews, em meio à derrota do governo sobre o tema.
Como consequência dessa mudança, o mercado já projeta uma possível revisão da meta fiscal de 2026.
Além disso, o Banco Central projeta um crescimento do crédito em 2025 na casa dos 8,5%. Também foi aprovado, na quinta-feira (26), o decreto que atualiza as regras de concessão para o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
“O governo certamente terá que conter despesas ou criar novas receitas. E isso vai influenciar as eleições de 2026”, comentou Álvaro Bandeira.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 06h00 – Zona do euro: Confiança do consumidor final de junho
▪️ 08h00 – FGV: IGP-M de junho
▪️ 08h30 – BC: Nota de crédito de maio
▪️ 09h00 – IBGE: Pnad Contínua de maio
▪️ 09h30 – EUA: Índice de preços de gastos com consumo (PCE) de maio
▪️ 11h00 – EUA/Univ. Michigan: Índice de Sentimento do Consumidor final de junho
▪️ 14h00 – EUA/Baker Hughes: poços e plataformas de petróleo em operação
▪️ 14h30 – Tesouro divulga relatório da dívida pública de maio, seguido de coletiva
▪️ 15h00 – Colômbia: BC divulga decisão de política monetária
▪️ 17h30 – EUA: Fed divulga resultado anual do teste de estresse de bancos
Eventos
▪️ 08h30 – Suíça: Galípolo participa de conferência do Banco de Compensações Internacionais (BIS)
▪️ 08h30 – John Williams (Fed/NY) preside sessão em conferência do BIS
▪️ 10h15 – EUA: Beth Hammack (Fed/Cleveland) e diretora do Fed Lisa Cook participam de evento
▪️ 11h00 – Haddad participa de evento aberto na Faculdade de Direito da USP
▪️ 11h10 – BC: Guillen participa de evento do Barclays em SP
▪️ 14h30 – Haddad concede entrevista ao vivo para GloboNews
▪️ Aneel: Definição de bandeira da energia elétrica