Ibovespa abre em queda com IPCA no radar

Investidores voltam a olhar cenário macro, após atos terroristas, no DF, que tomaram o foco do mercado

O principal índice de ações da Bolsa de Valores de São Paulo, Ibovespa, abriu em queda nesta terça-feira (10). Por volta das 10h15 (horário de Brasília), o índice operava em queda de 0,52%, a 108.566,00 pontos. Entre os fatores macroeconômicos, no cenário doméstico, está a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) de dezembro. 

No último mês de 2022, o IPCA subiu 0,62% e fechou o ano com uma alta de 5,79%, segundo dados divulgados nesta terça pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Pelo lado do câmbio, nesta terça, o dólar opera em alta de 0,17%, negociado a R$ 5,265, por volta das 10h. 

No cenário internacional, o mercado espera pelo discurso de Jerome Powell, presidente do Fed (Banco Central dos EUA), em evento realizado na Suécia. O mercado espera que o presidente do Fed dê uma direção de menor agressividade na condução da política monetária dos EUA.

Noticiário Corporativo 

GPA

O conselho de administração do GPA (PCAR3) aprovou, na noite da última segunda-feira (9), a proposta de redução de capital social em R$ 7,12 bilhões, que está prevista para ser discutida na assembleia do dia 14 de fevereiro. A redução do capital social do GPA seria realizada através da entrega de 1.080.556.276 ações ordinárias emitidas pelo Éxito, equivalente a 86,3% da participação do GPA no capital social. 

Gafisa 

A Gafisa informou, na última segunda-feira (9), que recebeu notificações de aquisição de participação relevante da MAM Asset Management. Segundo o comunicado, os fundos sob gestão da MAM atingiram 13.553.430 ações de emissão da empresa, posição equivalente a 26,50% no capital da Gafisa. 

Saiba mais: Acionistas da Gafisa (GFSA3) ratificam aumento de capital

Petrobras

A Petrobras (PETR4) terá que negociar com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para seguir os planos que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem para ela. A empresa terá que redefinir os acordos de abertura dos mercados de refino e gás natural. O novo governo quer interromper a venda de ativos e aumentar os investimentos da estatal. As informações são do jornal “Valor Econômico”.