Abertura do mercado

Ibovespa abre em queda, com mercado cauteloso; dólar recua

Os índices futuros dos EUA estão em queda sob a expectativa do testemunho de Powell

Ibovespa
Ibovespa abre em queda (Foto: pexels)

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, iniciou a sessão desta terça-feira (5), em ritmo de queda, com investidores mantendo a cautela após frustração com anúncios da China, já que o início da sessão anual do Parlamento do país não trouxe planos de estímulo. No cena doméstico, o governo deve buscar debater sua agenda no Congresso.

Por volta das 10h19 (horário de Brasília) desta terça-feira (5) com leve queda de 0,04%, aos 128.284 pontos. 

Em um sentido contrário ao Ibovespa, o dólar comercial, por sua vez, iniciou o dia com alta de 0,05%, a R$ 4,9501.

Ibovespa é movimentado por expectativa de juros dos EUA

O Ibovespa da sessão desta terça-feira (5), deve ser norteado com os investidores calibrando suas expectativas para as previsões sobre a economia norte-americana. 

O testemunho do presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, no Congresso estadunidense, deve reforçar sua reforçar sua mensagem de que não há pressa em cortar as taxas de juros, especialmente depois que os dados recentes de inflação mostraram que as pressões de preços persistem.

EUA

Os índices futuros dos EUA estão em queda, nesta terça-feira (5), com os investidores se preparando para a divulgação da pesquisa ADP sobre a geração de empregos no setor privado, programada para amanhã, e para o testemunho do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, na quarta e quinta-feira.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,25%

S&P 500 Futuro: -0,12%

Nasdaq Futuro: -0,41%

Bolsas asiáticas

Nos mercados da Ásia e do Pacífico, a maioria fechou em baixa, após os anúncios da China para estimular sua economia não conseguirem impressionar os investidores. 

A bolsa de Hong Kong liderou as perdas, com pressão de todos os setores e queda mais expressiva, de 4%, no de tecnologia.

Shanghai SE (China), +0,28%

Nikkei (Japão): -0,03%

Hang Seng Index (Hong Kong): -2,61%

Kospi (Coreia do Sul): -0,93%

ASX 200 (Austrália): -0,15%

Bolsas europeias

Os mercados europeus operam no vermelho, com os investidores lutando para encontrar um impulso positivo antes da reunião do Banco Central Europeu (BCE) no final desta semana. Espera-se que o BCE mantenha as taxas de juros estáveis ​​na quinta-feira, apesar dos sinais crescentes de desaceleração da inflação.

FTSE 100 (Reino Unido): -0,31%

DAX (Alemanha): -0,28%

CAC 40 (França): -0,28%

FTSE MIB (Itália): -0,01%

STOXX 600: -0,28%