Abertura do mercado

Ibovespa abre em queda com novos dados econômicos, dólar sobe

Índices futuros dos EUA sobem após resultados da Nvidia e antes do PIB

Ibovespa
Ibovespa / Foto: Frrepik

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, iniciou pregão desta quinta-feira (29), em queda, com atenção à Nvidia e novos dados econômicos.

Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o índice apresentava uma queda de 0,26%, aos 136.985 pontos.

Já o dólar comercial seguia uma performance no sentido contrário do índice, com uma alta de 1,33%, cotado a R$ 5,63.

Novos dados econômicos movimentam o Ibovespa

O índice opera com os investidores focados em uma série de indicadores macroeconômicos, ao mesmo tempo em que continuam avaliando os resultados da Nvidia divulgados na véspera.

Enquanto avaliam as projeções da Nvidia, os agentes financeiros também analisam os dados macroeconômicos divulgados, com destaque para o produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos.

A economia americana cresceu 3% no segundo trimestre de 2024, superando a expectativa de 2,8% do consenso LSEG. O índice de preços PCE, por sua vez, alcançou 2,5% no mesmo período.

Mais tarde, as atenções se voltarão novamente para o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que participará de um evento da CNN Brasil. A palestra ocorre um dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializar a indicação de Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária, para assumir a liderança da autarquia no próximo ano.

EUA

A temporada de balanços continua a todo vapor com a divulgação dos resultados financeiros de Dollar General, Ulta Beauty, Lululemon Athletica, Campbell Soup e Best Buy. Os investidores também aguardam com expectativa o índice de preços de despesas de consumo pessoal, que será divulgado amanhã.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,66%

S&P 500 Futuro: +0,28%

Nasdaq Futuro: +0,22%

Bolsas asiáticas

Na Ásia-Pacífico, a maioria dos mercados fechou em baixa, com as ações do setor de tecnologia pressionando os índices da Coreia do Sul e Taiwan, após a Nvidia apresentar seus resultados do segundo trimestre.

Shanghai SE (China), -0,50%

Nikkei (Japão): -0,02%

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,53%

Kospi (Coreia do Sul): -1,02%

ASX 200 (Austrália): -0,33%

Bolsas europeias

Na Europa, os mercados operam em alta, com investidores avaliando dados econômicos da região e acompanhando de perto o desempenho do setor de tecnologia após os lucros da Nvidia divulgados na quarta-feira.

Na Espanha, o escritório nacional de estatísticas informou que o índice preliminar de preços ao consumidor para agosto atingiu 2,2%. 

Ainda hoje, serão divulgados os dados de inflação na Alemanha, e também são esperados insights sobre o sentimento econômico na zona do euro.

FTSE 100 (Reino Unido): +0,19%

DAX (Alemanha): +0,26%

CAC 40 (França): +0,34%

FTSE MIB (Itália): +0,50%

STOXX 600: +0,40%

Radar corporativo que movimenta o Ibovespa

Eneva (ENEV3) assinou um contrato de financiamento no valor de R$ 1 bilhão junto ao Banco do Brasil (BBAS3), com repasse de recursos do FDA (Fundo de Desenvolvimento da Amazônia), para avançar na construção e implementação do Projeto Azulão.

Oi (OIBR3), que está em processo de recuperação judicial, solicitou ao juízo responsável pela RJ a publicação do edital referente à segunda rodada de venda do serviço de banda larga Oi Fibra.