Abertura de mercado

Ibovespa abre em queda com Oriente Médio e EUA no foco; dólar sobe

No Brasil, o destaque será a participação do presidente do BC, Roberto Campos Neto, em dois eventos

Ibovespa
Foto: Freepik

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, iniciou o pregão desta quinta-feira (3) em queda, com os investidores atentos aos desdobramentos da guerra no Oriente Médio.

O mercado também acompanha os novos dados do mercado de trabalho dos EUA, às vésperas do Payroll. No Brasil, o foco será a presença do presidente do BC, Roberto Campos Neto, em dois eventos.

Por volta das 10h06 (horário de Brasília) o índice apresentava recuo de 0,63%, aos 132.678 pontos.

dólar comercial, por sua vez, seguia uma performance no sentido contrário ao índice, com avanço de 0,49%, cotado a R$ 5,4709.

Tensões do Oriente Médio no radar do Ibovespa

Investidores acompanham a escalada do conflito no Oriente Médio. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu um comunicado condenando o conflito e apelando para que todas as partes envolvidas exerçam máxima contenção.

A guerra entre Israel e Irã se intensifica à medida que Israel promete retaliar o Irã, alimentando temores de uma possível escalada militar entre as nações.

Na quarta-feira (2), o presidente Joe Biden, dos EUA, afirmou que Israel deve se abster de atacar instalações nucleares iranianas em resposta ao ataque com mísseis ocorrido na última terça-feira (1º).

Em abril, após o Irã lançar uma ofensiva com dezenas de drones contra o território israelense, que não resultou em grandes danos, Israel retaliou atingindo apenas uma instalação militar iraniana. 

No entanto, agora, poucos acreditam que a resposta de Israel será tão contida, criando um novo desafio para o governo de Biden, que busca evitar um agravamento das tensões.

Como consequência da escalada do conflite no Oriente Médio, o dólar à vista iniciou o dia em alta nesta quinta (3).

Brasil

Em dia fraco de dados no Brasil, os investidores devem se manter atentos à participação do presidente do BC, Roberto Campos Neto, em dois eventos: o primeiro às 13h30 (horário de Brasília), promovido pela Princeton University, e o segundo às 18h, do Mercado Bitcoin e da BlackRock.

Além disso, o Ibovespa ainda reage à elevação da nota de crédito soberano do Brasil de Ba2 para Ba1 pelo Moody’s. Com isso, o país está a uma nota de conquistar o grau de investimento, a nota de corte para que uma instituição ou país seja considerado um porto de investimentos seguros.

A vice-presidente para risco soberano da Moody’s, Samar Maziad, disse em entrevista à Folha de S. Paulo que o grau de investimento pode chegar ao Brasil ainda no governo atual, caso haja um ajuste fiscal nos gastos obrigatórios.

A agência também elevou a perspectiva dos ratings da Petrobras (PETR4) e as notas de crédito da  Vale (VALE3), Gerdau (GGBR4) e Ambev.

EUA

Investidores aguardar a divulgação do relatório de emprego mais importante para o Fed (Federal Reserve), o Payroll, na sexta-feira (4). Enquanto isso, digerem os dados do mercado de trabalho já divulgados.

Nesta quinta-feira (3), o Departamento de Trabalho anunciou que os pedidos de seguro-desemprego nos EUA subiram para 225 mil na semana encerrada em 28 de setembro, uma alta de 6 mil na comparação com o número revisado da semana anterior, de 219 mil.

O resultado veio acima do esperado por analistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, de 220 mil.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,36%

S&P 500 Futuro: -0,35%

Nasdaq Futuro: -0,49%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile