Abertura de mercado

Ibovespa abre em queda com PIB fraco Bolsonaro no radar; dólar sobe

Por volta das 10h24 (horário de Brasília), o Ibovespa registrava queda de 0,94%, aos 139.952,75 pontos

Ibovespa
Foto: Divulgação/Ibovespa

O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores nacional (B3), iniciou o pregão desta terça-feira (3) em frente mista, com investidores digerindo os dados do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre de 2025 e acompanhando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF.

O PIB brasileiro desacelerou e apresentou crescimento de 0,4% no segundo trimestre de 2025, conforme dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado ficou abaixo das expectativas do mercado, que projetava alta de 0,7%.

Em paralelo, o STF (Supremo Tribunal Federal) realiza o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras sete pessoas por acusações de tentativa de golpe de Estado em 2022. O processo é considerado um marco político e pode influenciar o sentimento do mercado.

Por volta das 10h24 (horário de Brasília), o Ibovespa registrava queda de 0,94%, aos 139.952,75 pontos. No mesmo horário, o dólar comercial valorizava-se 0,99%, cotado a R$ 5,49.

Ibovespa cai com PIB e julgamento de Bolsonaro no radar 

Nesta manhã o mercado volta os olhos para o cenário nacional. O PIB, que de 0,4% no segundo trimestre, veio acima das expectativas de alta de 0,3%, de acordo com a pesquisa realizada pela Reuters. 

Em Brasília, a Primeira Turma do STF começará a reta final do julgamento do chamado núcleo principal da tentativa de golpe de Estado, com Bolsonaro entre os réus. A sessão, marcada para às 9h, começa com a leitura do relatório do ministro Alexandre de Moraes, que ainda está ocorrendo.

No exterior, preocupações fiscais do Japão aos EUA, passando pela Europa, levavam o rendimento de títulos da dívida de França e Reino Unido a registrarem fortes altas e a uma queda nas ações.

Os agentes financeiros também seguiam atentos a pistas sobre os próximos movimentos de política monetária do Fed (Federal Reserve), de olho em dados sobre a atividade econômica norte-americana no final da manhã. Estão previstos o PMI da indústria, às 10h45, e os dados sobre gastos em construção e o ISM da indústria, ambos às 11h.

Agenda do dia

Indicadores

▪️ Fenabrave: Vendas de veículos em agosto

▪️ 05h00 – Fipe: IPC de agosto

▪️ 06h00 – Zona do euro: CPI preliminar de agosto

▪️ 09h00 – IBGE: PIB do 2TRI

▪️ 10h45 – EUA/S&P Global: PMI industrial de agosto

▪️ 11h00 – EUA/ISM: PMI industrial de agosto

▪️ 11h00 – EUA: Investimentos em construção de julho

▪️ 21h30 – Japão: PMI/S&P Global composto de agosto

▪️ 22h45 – China/S&P Global: PMI composto de agosto

Eventos

▪️ 09h00 – STF: 1ª Turma inicia julgamento de Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado