O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, iniciou o pregão desta quinta-feira (4) em queda de 0,22%, aos 132.546 pontos, às 10h15 (horário de Brasília). O índice reage ao PMI de serviços do Brasil que apresentou um recuo para 50,5 em dezembro. Os investidores também ficam de olho no exterior.
O dólar comercial opera em queda de 0,10%, cotado a R$ 4,91 às 10h15 (horário de Brasília).
Os índices futuros de Nova York oscilam nesta quinta-feira (4), mostrando recuperação após declínios nas duas primeiras sessões deste ano. Os investidores aguardam mais dados de empregos dos EUA.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones, +0,24%
S&P 500, +0,04%
Nasdaq, -0,20%
Bolsas asiáticas
Os mercados da Ásia-Pacífico registraram perdas nesta quinta-feira (4), lideradas pela China, enquanto as ações japonesas retomaram as negociações após um feriado prolongado de Ano Novo, marcado por um terremoto e um incidente com a Japan Airlines. Os eventos globais também influenciaram os mercados asiáticos, especialmente após a divulgação da ata da reunião de dezembro do Federal Reserve dos EUA.
Shanghai SE (China), -0,43%
Nikkei (Japão), -0,53%
Hang Seng Index (Hong Kong), estável
Kospi (Coreia do Sul), -0,78%
ASX 200 (Austrália), -0,39%
Bolsas europeias
Os mercados europeus iniciaram o dia em alta, revertendo o cenário desfavorável das duas sessões anteriores. Todos os setores apresentavam desempenho positivo durante a manhã, com os papéis de petróleo e gás avançando 1,3%, em sintonia com o aumento do valor da commodity.
FTSE 100 (Reino Unido), +0,26%
DAX (Alemanha), +0,11%
CAC 40 (França), +0,26%
FTSE MIB (Itália), +0,40%
STOXX 600, +0,13%
Radar corporativo
O Conselho Administrativo da Natura (NTCO3) aprovou o pagamento de JCP (Juros Sobre Capital Próprio) aos seus acionistas, em reunião que aconteceu no dia 29 de dezembro. A decisão foi informada ao mercado na noite desta quarta-feira (3).
A Nu Colômbia, filial do Nubank (ROXO34) no País, divulgou a aprovação oficial pela Superintendência Financeira da Colômbia para operar como instituição financeira. Este marco representa um passo significativo para as operações do Nu na Colômbia, abrindo caminho para a expansão de seu portfólio de produtos para incluir serviços de poupança. O lançamento iminente da Cuenta Nu é uma medida crucial alinhada com a visão de longo prazo da empresa no país.