Mercado

Ibovespa abre em queda com repercussão de PMI e atenção ao exterior; dólar cai

Futuros de NY oscilam antes de mais dados de empregos

Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, iniciou o pregão desta quinta-feira (4) em queda de 0,22%, aos 132.546 pontos, às 10h15 (horário de Brasília). O índice reage ao PMI de serviços do Brasil que apresentou um recuo para 50,5 em dezembro. Os investidores também ficam de olho no exterior.

dólar comercial opera em queda de 0,10%, cotado a R$ 4,91 às 10h15 (horário de Brasília).

Os índices futuros de Nova York oscilam nesta quinta-feira (4), mostrando recuperação após declínios nas duas primeiras sessões deste ano. Os investidores aguardam mais dados de empregos dos EUA.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones, +0,24%

S&P 500, +0,04%

Nasdaq, -0,20%

Bolsas asiáticas

Os mercados da Ásia-Pacífico registraram perdas nesta quinta-feira (4), lideradas pela China, enquanto as ações japonesas retomaram as negociações após um feriado prolongado de Ano Novo, marcado por um terremoto e um incidente com a Japan Airlines. Os eventos globais também influenciaram os mercados asiáticos, especialmente após a divulgação da ata da reunião de dezembro do Federal Reserve dos EUA.

Shanghai SE (China), -0,43%

Nikkei (Japão), -0,53%

Hang Seng Index (Hong Kong), estável

Kospi (Coreia do Sul), -0,78%

ASX 200 (Austrália), -0,39%

Bolsas europeias

Os mercados europeus iniciaram o dia em alta, revertendo o cenário desfavorável das duas sessões anteriores. Todos os setores apresentavam desempenho positivo durante a manhã, com os papéis de petróleo e gás avançando 1,3%, em sintonia com o aumento do valor da commodity.

FTSE 100 (Reino Unido), +0,26%

DAX (Alemanha), +0,11%

CAC 40 (França), +0,26%

FTSE MIB (Itália), +0,40%

STOXX 600, +0,13%

Radar corporativo

O Conselho Administrativo da Natura (NTCO3) aprovou o pagamento de JCP (Juros Sobre Capital Próprio) aos seus acionistas, em reunião que aconteceu no dia 29 de dezembro. A decisão foi informada ao mercado na noite desta quarta-feira (3).

Nu Colômbia, filial do Nubank (ROXO34) no País, divulgou a aprovação oficial pela Superintendência Financeira da Colômbia para operar como instituição financeira. Este marco representa um passo significativo para as operações do Nu na Colômbia, abrindo caminho para a expansão de seu portfólio de produtos para incluir serviços de poupança. O lançamento iminente da Cuenta Nu é uma medida crucial alinhada com a visão de longo prazo da empresa no país.