Abertura de mercado

Ibovespa abre em queda com sabatina de Galípolo no foco; dólar sobe

No exterior, repercussão do pacote de estímulos da China, dados dos EUA e falas dos dirigentes do Fed também estão no radar

Ibovespa
Foto: Unsplash

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, iniciou o pregão desta terça-feira (8) em queda, com os investidores aguardando as declaração do diretor de política monetária do BC, Gabriel Galípolo, em sabatina do Senado.

Por volta das 10h22 (horário de Brasília) o índice apresentava recuo de 0,17%, aos 131.795 pontos.

dólar comercial, por sua vez, seguia uma performance no sentido contrário ao índice, com avanço de 0,29%, cotado a R$ 5,5011.

Independência do governo e autonomia do BC devem ser destaque na sabatina de Galípolo

Atual diretor de Política Monetária do BC, Gabriel Galípolo iniciou a sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado às 10h (horário de Brasília).

Galípolo é o indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir a presidência da autarquia após a saída de Roberto Campos Neto, em janeiro.

Ele deve ser questionado pelos senadores sobre a independência que terá na condução da política monetária em relação ao governo federal. Falas recentes de Galípolo foram lidas por analistas de mercado como posicionamentos “mais duros”.

À CNN Brasil, o senador Plínio Valério (PSDB-AM), relator da proposta de autonomia do BC, disse que Galípolo se mostrou favorável à PEC (Proposta de Emenda à Constituição). O governo federal, por outro lado, não aprova a autonomia financeira da autarquia.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já criticou publicamente a PEC, alegando que “não é um bom caminho” para a autoridade monetária e para o país.

Estímulos da China ainda estão no radar do Ibovespa

No exterior, a China ainda estão no radar do Ibovespa. O mercado deve repercutir hoje o pacote de estímulos chinês, que jogou um “balde de água fria” no mercado ao vir menor do que o esperado.

Zheng Shanjie, presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, sigla em inglês), o principal órgão de planejamento econômico da China, disse em entrevista coletiva que o governo adiantará 100 bilhões de yuan (US$ 14,1 bilhões) do orçamento de investimento do ano que vem e outros 100 bilhões de yuan em projetos de construção.

Ele também disse que o governo continuará a emitir títulos governamentais especiais de prazo ultralongo no ano que vem.

Os economistas, no entanto, esperavam um pacote de estímulo no valor de trilhões de yuan no curto prazo.

EUA

Nos EUA, falas dos Fed boys – dirigentes do Fed (Federal Reserve) -. devem atrair atenções. Além disso, a balança comercial do país deve ficar no radar, especialmente porque pode trazer pistas do quão aquecida está a economia.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,04%

S&P 500 Futuro: +0,14%

Nasdaq Futuro: +0,12%